Campo Grande (MS) – Cerca de um milhão de toneladas de soja de Mato Grosso do Sul, devem ser exportadas para a Argentina pelo Porto de Concepción, no Paraguai. O terminal portuário que fica a 200 quilômetros de Pedro Juan Caballero/Ponta Porã foi modernizado e reativado na terça-feira (20) pelo presidente paraguaio Horacio Cartes. Além das obras realizadas no terminal portuário, o país vizinho, em tratativas realizadas com o governo de Mato Grosso do Sul e a União, também deverá permitir a entrada de caminhões bitrem na rota que vai de Pedro Juan Caballeiro à Concepción.
“Com a modernização do Porto de Concepción, o Paraguai possibilita uma nova rota para o escoamento da nossa produção. Além disso, o governo paraguaio deu um passo importante na autorização da entrada dos caminhões bitrem no país, outra medida fundamental para dar competitividade a esse corredor rodoviário e hidroviário”, comentou o secretário Jaime Verruck, da Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar).
De acordo com o titular da Semagro, “nosso foco agora é tratar da agilização do fluxo na alfândega. Para isso, vamos conversar com a Receita Federal e o órgão equivalente no Paraguai. A meta de levar 1 milhão de toneladas é importante, representa 12% da produção sul-mato-grossense passando por Concepción. Para isso temos de ter agilidade na alfândega e também preços competitivos ao produtor. Nós acreditamos que a saída por Concepción pode gerar uma melhoria de renda para produtor, assim como já ocorre em Porto Murtinho”.
Capacidade
De propriedade do governo paraguaio, o Porto de Concepción está concessionado à empresa Baden SA. Foram investidos US$ 7,5 milhões na modernização das estruturas do terminal. De acordo com as autoridades do país vizinho, esses investimentos devem chegar a US$ 12 milhões.
Os novos equipamentos instalados no porto têm capacidade de receber até 500 toneladas de grãos por hora (descarga de caminhões) e 1.400 toneladas hora de elevação de grãos. Já a capacidade de elevação de barcaças será de 1.000 toneladas hora, o que permite capacidade de armazenamento estático de 34.000 toneladas de grãos, distribuídas em quatro silos verticais e um silo de armazém.
Também foram instaladas duas balanças para pesar os caminhões na entrada e saída do porto, bem como duas plataformas para caminhões de até 120 toneladas de capacidade para descarregar os grãos nos silos.
“Além de ser uma excelente alternativa para o escoamento de grãos de Mato Grosso do Sul, a reativação do Porto de Concepción torna realidade mais uma meta de Governo: o desenvolvimento do Estado”, afirmou o secretário de Infraestrutura de Mato Grosso do Sul, Marcelo Miglioli, que participou do ato representando o governador Reinaldo Ambuja.
Para o Paraguai, a reinauguração do porto marca o início do corredor Atlântico-Pacífico. “Nós, como governo, propusemos que o Paraguai seja o centro da via navegável e o eixo para atravessar o Atlântico para o Pacífico. São Paulo e Antofagasta são os portos mais importantes de ambos os oceanos e a linha direta passa pela Concepción”, disse o ministro da Indústria e Comércio do Paraguai, Gustavo Leite.
Com informações de Bruno Chaves – Subsecretaria de Comunicação (Subcom); Raquel Pereira – Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), do Governo do Paraguai e do Jornal ABC Color
Fotos: Governo do Paraguai