A Semagro e o Sebrae/MS organizaram uma missão técnica com produtores, pesquisadores e empresários do setor Aquícola do Estado, para participar do maior evento da cadeia de pescados do Brasil – o 3º International Fish Congress & Fish Expo que será realizado nesta quarta, quinta e sexta-feira no Maestra Convention – Recanto Cataratas Thermas e Resort, em Foz do Iguaçu (PR).
Dentro da programação do primeiro dia do evento, o tema Licenciamento Ambiental – que colocou em pauta o questionamento de ‘Qual legislação possibilita acelerar o crescimento do setor aquícola brasileiro com sustentabilidade?’- contou com a participação de Beretta.
O Superintendente destaca que um dos principais objetivos do encontro é transferência de tecnologia, a troca de experiências e apresentação de novidades e pesquisas da cadeia e visitas a produtores locais.
Com mais de 40 conferencistas do Brasil e do exterior e uma centena de empresas participando, o congresso e a feira são os eventos de maior expressão do setor brasileiro de pescado.
Cerca de 1,2 mil pessoas participam de uma vasta programação que inclui Feira de negócios, mostra de tecnologia, rodadas de negócios, congresso internacional, Aquatech (startups e aceleração), Inova Água (mostra de trabalhos científicos), Arena do Conhecimento Sebrae, entre outras atividades simultâneas e paralelas que se desenvolvem num evento que oferece uma experiência nova com o Hands On Aqua, um espaço para interação com novas tecnologias como recirculação e produção em alta densidade, produção em grandes tanques e novas tecnologias que estão chegando ao mercado.
O tema geral do IFC 2021 – “Das águas à mesa do consumidor: por uma cadeia competitiva, sustentável e focada no mercado global” – oferece uma ideia geral da abrangência do evento.
O 3º International Fish Congress tem a coorganização da Fundação de Apoio ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação (FUNDEP) e da UNIOESTE com patrocínio do SEBRAE e apoio da Secretaria Nacional de Aquicultura e Pesca (SAP) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Governo do Estado do Paraná; Associação Brasileira de Reciclagem Animal (ABRA), Associação de Produtores de Peixes do Brasil (Peixe BR), Associação das Indústrias de Pesca (ABIPESCA), Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Agência de Fomento do Paraná, Sanepar e Copel. O IFC 2021 conta ainda com o apoio da Organização das Cooperativas do Paraná (OCEPAR) e Sistema FAEP/SENAR-PR.
Kelly Ventorim, Semagro