Campo Grande (MS) – O ministro da Secretaria de Governo Carlos Marun confirmou, em reunião hoje (30) com o secretário Jaime Verruck (Semagro), que estão avançadas as negociações para viabilizar o financiamento da construção da ponte sobre o Rio Paraguai, em Porto Murtinho, pela Usina Hidrelétrica Itaipu. A reunião aconteceu na Superintendência do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura em Transporte), no período da manhã, quando foram tratados de outros investimentos federais de interesse do Estado.
”Essa obra é fundamental para que se possa consolidar a rota rodoviária bioceânica ligando Mato Grosso do Sul aos portos chilenos e integrando o centro da América Latina que é o Brasil, o Norte do Paraguai, o Norte da Argentina e os portos do Chile. O ministro Marun nos garantiu que avançou rapidamente o processo de aprovação da obra para que ela seja realizada com recursos da Itaipu. Inclusive já houve a aprovação do Conselho de Administração”, afirmou Verruck.
O próximo passo é a assinatura de um Tratado Internacional entre os presidentes dos dois países, o que deve acontecer até dia 20 de dezembro, continuou o secretário. A estimativa de investimento é de aproximadamente U$ 80 milhões. “A construção dessa ponte é a obra essencial para que tenhamos a rota bioceânica. O Paraguai já iniciou a pavimentação dos trechos de rodovias que restam em seu território e nós já estamos vendo, sob coordenação do Dnit, toda a estrutura necessária, de alfândega, policiamento de trânsito, os investimentos que precisam ser realizados nesse sentido no município de Porto Murtinho”, prosseguiu.
A ponte deve ter 500 metros de extensão e será financiada em partes iguais pelos dois países. O Paraguai comprometeu-se a pavimentar mais de 600 quilômetros de rodovias para completar o trecho da rota que corta seu território. A Rota de Integração Latinoamericana (RILA) liga Campo Grande (MS) a Antofagasta (Chile), por rodovias que atravessam o Norte do Paraguai e da Argentina, numa distância de aproximadamente 3 mil quilômetros. Será uma importante opção para exportação dos produtos de Mato Grosso do Sul e de outros estados do Centro-Oeste com destino à Ásia.