Mato Grosso do Sul segue crescente na geração de empregos formais, se destacando a nível nacional. Em sete meses de 2021 o Estado gerou 31.607 vagas de trabalho, o que o coloca em 5º no ranking nacional do ano. Em julho, foram 3.873 novos empregos formais, puxado pelo comércio.
Os dados são do Caged (Cadastro Geral dos Empregados e Desempregados), compilados pela equipe técnica da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar.
Em julho o Comércio foi responsável pela abertura de 1.438 vagas, seguido pelo setor de Serviços com 1.339 empregos e Indústria com 1.097. A Construção Civil aparece em quarto com 422 vagas a mais no sétimo mês doa no.
Titular da Semagro, o secretário Jaime Verruck destaca que o comércio e os serviços foram os segmentos mais afetados durante crise econômica causada pela pandemia e, os que mais apresentam recuperação. “Em 12 meses o comércio do Estado gerou mais de 14 mil vagas de trabalho, mostrando a capacidade do pequeno empresário de se reinventar e superar os desafios”, afirma.
A retomada da economia tem sido uma preocupação constante do governo do Estado, segundo aponta Verruck, elencando algumas medidas adotadas. “Acesso a crédito, o governo tem estabelecido novas medidas de postergação de impostos, buscando mecanismos de prorrogação de financiamentos, linhas novas de microcrédito – estamos finalizando uma lei nesse sentido -, e o foco da retomada tem que ser em cima do turismo, de bares e restaurantes, mas para isso precisamos de vacina e de mobilidade. Por isso há um grande esforço do poder público estadual, municipal e do setor privado para que a gente consiga acelerar o processo de vacinação e retornar às atividades normais”.