O secretário-adjunto da Semadesc, Artur Falcette, participou nesta terça-feira (26) da III Jornada de Pesquisa & Tecnologias, realizada no Bioparque Pantanal. Durante sua apresentação, Falcette destacou as estratégias do Governo do Estado para atingir a meta de Carbono Neutro até 2030.
Com o tema “Tecnologia e Conservação: Inovação para Mitigar os Impactos da Crise Climática”, a palestra abordou os principais desafios e oportunidades na transição para uma economia de baixo carbono. “Mato Grosso do Sul é o único estado do Centro-Oeste a descarbonizar seu setor agropecuário nos últimos 20 anos. Estamos avançando com políticas concretas para consolidar o Estado como referência em sustentabilidade e bioenergia”, afirmou Artur Falcette.
A apresentação destacou o conceito de CO₂ equivalente (CO₂eq) e as quatro principais fontes de emissão no Estado: energia, agricultura, indústria e resíduos. Além disso, Falcette ressaltou a importância da mudança no uso do solo e das boas práticas agropecuárias para reduzir a pegada de carbono do setor.
O evento técnico-científico, que ocorre entre os dias 26 e 28 de março, reúne especialistas, pesquisadores e representantes do setor produtivo para debater soluções inovadoras na conservação ambiental. Entre as iniciativas discutidas, está o compromisso de Mato Grosso do Sul com a neutralização das emissões de carbono nos escopos 1, 2 e 3, além de estratégias para tornar-se um estado carbono negativo, removendo mais CO₂ do que emite.
Ao encerrar sua participação, Falcette reforçou a necessidade de “fazer acontecer” e consolidar ações práticas que garantam o equilíbrio entre desenvolvimento econômico e preservação ambiental. “A inovação e a pesquisa são nossas maiores aliadas para transformar desafios ambientais em oportunidades para um futuro mais sustentável”, concluiu.
Marcelo Armôa, Semadesc