Firmeza nas ações, uma reforma administrativa e a renovação dos incentivos ajudaram a colocar o Estado em primeiro lugar na geração de postos de trabalho nos últimos doze meses
Mato Grosso do Sul é um dos primeiros Estados brasileiros a dar sinais claros de recuperação diante da crise. A afirmação é do secretário adjunto de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Ricardo Senna, que acompanhou o governador Reinaldo Azambuja na manhã desta segunda-feira (24) na solenidade de abertura da semana do trabalhador, realizada na sede da Fundação de Trabalho (Funtrab), em Campo Grande.
Segundo Ricardo Senna, com a recuperação dos postos de trabalho perdidos durante a crise, Mato Grosso do Sul começa a colher o resultado das políticas públicas implementadas em 2015 e que implicaram, inclusive, em ajustes fiscais e importante cortes. “Num primeiro momento elas foram consideradas medidas amargas, contudo, hoje, vemos que o resultado dessas ações é um Governo com as finanças equilibradas, podendo, diferente da maioria dos outros Estados, manter os salários dos servidores e o pagamento de fornecedores em dia e que nos possibilitam comemorar resultados positivos de crescimento do Estado de um modo geral”, afirma o secretário adjunto da Semagro.
A recuperação a que se refere Ricardo Senna foi destacada pelo governador Reinaldo Azambuja ao comentar os números que levaram o Estado ao primeiro lugar no País no ranking de geração de empregos entre os meses de abril de 2016 a março de 2017. Neste período, o resultado acumulado foi de 1.063 novos postos de trabalho em Mato Grosso do Sul, o que deu ao Estado o status de único no país com saldo positivo.
Segundo dados destacados por Wilton Acosta, diretor-presidente da Funtrab, 5065 pessoas foram colocadas no mercado de trabalho no Estado no três primeiros meses de 2017, contra 3.800 do ano de 2016, uma evolução de 33%.
A renovação dos incentivos oferecidos pelo Estado, que o governador Reinaldo resumiu como sendo a troca de impostos por empregos também foi apontada por Ricardo Senna como um dos elementos que devem assegurar que Mato Grosso do Sul mantenha os patamares alcançados até agora e que o colocam entre as primeiras posições na recuperação de postos de trabalho neste período de crise por que passa o País.
A reforma administrativa realizada pelo governo do Estado e que o colocou como sendo a maquina administrativa mais enxuta do País, resultado da redução do numero de secretarias, superintendências e diretorias e de cargos de confiança, também foi apontada por Ricardo Senna como sendo “medida essencial para garantir que Mato Grosso do Sul tenha o que comemorar quando o país atravessa uma crise das mais sérias e que envolvem, inclusive, a descrença das pessoas nos políticos”.
“Esse momento difícil que atravessamos serve para possamos diferenciar os bons dos maus gestores. O Governador Reinaldo tem tido firmeza na condução da maquina e o resultado é o equilíbrio das contas e um crescimento dos postos de serviços, ao contrário do que vemos sendo noticiado m relação outros Estados”, finalizou o secretário adjunto da Semagro.
Semana do Trabalhador
A partir desta segunda-feira (24) até o dia 1º de maio, a Fundação do Trabalho de MS (Funtrab) realiza a “Semana do Trabalhador”, em homenagem ao Dia do Trabalhador, com palestras de manhã e a tarde com temas como: motivação, orientação profissional, empreendedorismo, além de atividades durante todo o dia, como exposição e mini cursos de artesanatos, apresentações culturais, orientações sobre currículos, entrevista de emprego, microcrédito e sorteio de brindes. Confira a programação:
Dia 24 de abril (segunda-feira)
8h às 12h – Atendimento da Unidade Móvel de Atendimento no Terminal Morenão
13h – Palestra motivacional – Local : prédio da Funtrab – 1º andar
Dia 25 de abril (terça-feira)
7h30 às 17h30 – Palestra sobre Economia Solidária e Empreendimento Econômico Solidário, exposição e comercialização dos produtos da Central de Comercialização, workshop de geração de renda com EVA, massoterapia e sorteio de esmaltação. Local : prédio da Funtrab.
8 às 12 horas – Atendimento da Unidade Móvel de Atendimento no Terminal General Osório
Dia 26 de abril (quarta-feira)
7h30 às 17h30 – Oficina de Economia Solidária (Projeto MS Solidário) em Ribas do Rio Pardo/MS
8h às 12h – Atendimento da Unidade Móvel de Atendimento no Terminal Júlio de Castilho
9h – Palestras de Qualificação Social e Profissional, Orientação Profissional. Local: prédio da Funtrab
13h – Palestras de Qualificação Social e Profissional, Orientação Profissional. Local: prédio da Funtrab
Dia 27/04 (quinta-feira)
7h30 às 17h30 – Oficina de Economia Solidária (Projeto MS Solidário) em Ribas do Rio Pardo
8h às 12h – Atendimento da Unidade Móvel de Atendimento no Terminal Bandeirantes
9h – Palestra sobre Orientação Profissional – Local : prédio da Funtrab
13h – Palestra sobre Orientação Profissional – Local : prédio da Funtrab
Dia 28 de abril (sexta-feira)
9h – Palestra sobre Microcrédito – Local : prédio da Funtrab
13h – Palestra sobre Microcrédito – Local : prédio da Funtrab
Dia 1° de maio (segunda-feira)
7h30 às 15h – Atendimento na Praça do Rádio, localizada entre a avenida Afonso Pena e Rua Barão do Rio Branco
10h – Entrega de certificados dos cursos de qualificação profissional (Auxiliar Administrativo, Depilação, Desenvolvimento Social, Manicure e Pedicure) – Local: Casa de Qualificação –Rua 7 de setembro, 912.
Kelly Ventorim, Semagro