O setor florestal voltou à pauta de discussões nesta terça-feira (05). Durante o MS Florestal em Campo Grande, o Governo do Estado anunciou que Mato Grosso do Sul alcançou 1 milhão de hectares de florestas, se posicionando como o segundo maior produtor de eucalipto do país.
O governador Reinaldo Azambuja participou da abertura oficial, na Famasul, e ressaltou o crescimento de 14% em relação ao ano anterior o que, segundo ele “mostra uma pujança enorme do setor”, mas há gargalos e desafios a serem enfrentados.
“Não é sonho chegar aos 2 milhões de hectares. Temos extensão territorial, terras produtivas, setor de seringa em crescimento e a organização do sistema é o que leva a competitividade do setor”, disse o governador ao ressaltar que uns dos principais gargalos no Estado é a logística.
O secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck, destacou que toda a área de 1,15 milhão de hectares de eucalipto são monitorados via satélite, portanto o Estado sabe onde está toda a produção. Lembrou ainda que também já foram financiados pelo FCO 20 mil hectares, que ainda vão entrar no plantio.
“Temos 200 mil hectares que precisamos buscar mercado e para isso, estamos atraindo empreendimentos que façam uso desse eucalipto, como na área de mineração, biomassa e ainda queremos expandir a questão da madeira, em móveis, palets, buscando indústrias que processem essa madeira”, destaca o secretário.
O evento é realizado pela Reflore (Associação sul-mato-grossense de produtores e consumidores de florestas plantadas) em parceria com o Senar/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural).
Presidente da Reflore, Moacir Reis, disse que o mérito de chegar ao 1milhão de hectares de florestas é tanto dos produtores, quanto do governo, que uniram forças em prol do Estado. “Temos potencial para chegar a 1,5 milhão de hectares em dez anos, ou seja elevar em 50% a produção”.
Já o presidente da Famasul, Mauricio Saito, disse que o Senar/MS criou 18 novos cursos neste segmento produtivo este ano, em áreas que vão desde legislação até mecanização, elevando o capital social, por intermédio do compartilhamento de conhecimento. “Como resultado de planejamento, o setor produtivo está crescendo 20% ao ano”.
Mais informações sobre o MS Florestal podem ser consultadas no site www.msflorestalonline.com.br.
Foto da capa: Chico Ribeiro/Noticias MS