Campo Grande (MS) – Na incansável busca por colocar a agricultura familiar sul-mato-grossense entre as mais produtivas do País, a Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) esteve envolvida, na quinta-feira (26), na entrega de grãos de milho para plantio através do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), na modalidade sementes.
O produto foi adquirido da Cooperativa dos Agricultores Familiares da Região Centro Paulista (Cooperfasc), situada no município de Motuca, estado de São Paulo, por meio de chamada pública do PAA. O objetivo da ação é dar suporte as famílias agrícolas interessadas em ter boa produtividade para aquecimento da economia nos municípios e, consequentemente, geração de renda dos produtores.
“A Agraer tem essa missão de dar assistência técnica, ensinando os produtores como plantar e cuidar da cultura até colheita. Não tenho dúvida que o governo Federal tem que estar unido ao nosso governo Estadual e ao Municipal para fazer o bem a nossa agricultura familiar, por isso é tão importante o repasse dessas sementes. O pequeno produtor tem vontade de trabalhar, tem bom solo, mas, nós precisamos oferecer alguma ajuda”, disse.
Todo o trabalho de distribuição das sacas foi conduzido pela Conab – Companhia Nacional de Abastecimento, em parceria com o Incra/MS (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária. O repasse dos grãos foi feito aos agricultores familiares que não são associados e que não tem pendência junto ao Incra, ou seja, que estão com a DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf) ativa e sem restrição junto ao TCU (Tribunal de Contas da União).
“As sementes vão trazer benefícios para os mais de 100 associados da Cooperai. Os produtores terão os grãos e até o milho verde para vender nas feiras. Uma cooperativa vende para o Pnae [Programa Nacional de Alimentação Escolar] e PAA e que vende mais de R$ 600 mil por ano para os programas governamentais e atende também a prefeitura. A importância é que vai fomentar o campo, por gerar renda e gerando valor agregado aos seus produtos”, afirmou o agricultor e presidente da Cooperai, Luiz Antônio Monteiro.
O evento, ainda, foi oportuno para os agricultores familiares apresentarem algumas das demandas daa produção de Ponta Porã. Pelas mãos do agricultor Luiz Antônio Monteiro, o diretor-presidente Enelvo Felini recebeu um ofício de solicitação de uma patrulha mecanizada, um encanteirador e uma rotativa. Equipamentos agrícolas que serão se suma importância na produção de hortifrútis. “Daremos encaminhamento a este documento para que ele chegue as mãos do governador Reinaldo Azambuja. É papel da Agraer e da Sepaf serem os interlocutores das famílias agrícolas junto ao nosso chefe de Estado”, lembrou Felini.
Participou da solenidade de entrega das sementes o diretor-presidente da Agraer, Enelvo Felini, o secretário municipal de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente, Daniel Puka, a presidente da Associação do Assentamento Itamarati – Gerando Vidas, Irmã Olga Manosso, o presidente da Cooperativa dos Produtores do Assentamento Itamarati (Cooperai), Antônio Coinete, o coordenador regional e o municipal da Agraer de Ponta Porã, respectivamente, Antônio Carlos Peixoto e Gilberto Rodrigues e o gerente do Desenvolvimento Agrário e Abastecimento da Agraer (GDA), Araquem Midon.
PAA Sementes – O O Programa Nacional de Sementes e Mudas para a Agricultura Familiar foi lançado, em 2015, para ampliar o acesso dos agricultores familiares a sementes e mudas de qualidade, adaptadas para cada região.
Com maior uso de sementes nativas, o objetivo é fortalecer a produtividade dos agricultores familiares. As ações focam no apoio à produção, melhoramento, resgate, conservação, multiplicação e distribuição de grãos e mudas. São beneficiados agricultores familiares que têm DAP e que atendam aos requisitos estabelecidos para a aquisição de sementes do PAA.
Aline Lira | |Fotos: Néia Maceno