O mês de maio deve terminar com tempo chuvoso e frio intenso, podendo ocorrer geadas em algumas localidades, conforme análise meteorológica feita pelos técnicos do Cemtec/MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), órgão vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc). Ainda durante o Outono, o Estado deve registrar as menores temperaturas do ano, podendo zerar o termômetro em locais em que costuma fazer mais frio.
A mudança brusca no tempo será motivada pela aproximação de uma frente fria que atinge o Estado já no dia 27 de maio. Essa frente fria provocará chuvas com acumulados significativos, podendo ocorrer tempestades acompanhadas de raios e vento forte. Com o avanço do ar mais frio, associado a atuação de um sistema de alta pressão atmosférica pós-frontal, deve ocorrer queda acentuada nas temperaturas em todo Mato Grosso do Sul.
Para os dias 29 de maio a 5 de junho, são previstas mínimas entre 6°C a 10°C, principalmente na metade sul do Estado. Mas há possibilidade de, em alguns lugares, os termômetros chegarem a zero grau. Além disso, os técnicos do Cemtec/MS alertam que podem ocorrer geadas pontuais de intensidade fraca a moderada.
Texto: João Prestes