Linha de crédito permite que agricultor familiar melhore a produção em Nova Alvorada do Sul

Categoria: AGRAER, AGRICULTURA, Geral | Publicado: sexta-feira, março 31, 2023 as 07:33 | Voltar

Fortalecer a agricultura familiar sendo um elo de ligação e desenvolvimento para os produtores. Este é um dos propósitos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) que por meio da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) e a recém-criada secretaria executiva e Agricultura Familiar e Povos Originários visa facilitar a vida destes agricultores e o acesso a recursos para melhorar as atividades.

Neste sentido, o estande da Agraer na Expocanas 2023 em Nova Alvorada do Sul foi palco na quarta-feira (29) de uma ação de fortalecimento da agricultura familiar no município.

O produtor rural Ademar Jerônimo de Oliveira, de 62 anos, da Chácara Consideração assinou uma proposta de recursos do Programa Mais Alimentos, que é uma linha de crédito do Governo Federal voltada exclusivamente para a agricultura familiar. Os produtores rurais participantes têm acesso a juros e prazos de pagamento diferenciados, carência e financiamentos individuais ou coletivos.

Os recursos foram obtidos junto ao banco, com apoio da assistência técnica da Agraer, no município, que ajudou na elaboração do projeto que prevê a aquisição de um trator e uma ensiladeira para tratar o rebanho leiteiro do produtor na propriedade.

De acordo com o coordenador da Agraer de Nova Alvorada do Sul, João Marcelo, o produtor atingiu um nível tecnológico e necessita de agregar mais tecnologia e aumentar a produção. “A aquisição do trator agrícola oferece essa condição pois permite a reforma das pastagens e produção de silagem elevando a qualidade da alimentação do rebanho da propriedade", enfatizou o coordenador.

Na ocasião o documento foi assinado pelo prefeito de Nova Alvorada do Sul, José Paleari e teve como testemunha o governador Eduardo Riedel e o titular da Semadesc Jaime Verruck , que ressaltou a importância do apoio aos pequenos produtores. “Temos a proposta de um Governo Próspero e Inclusivo e este acesso ao crédito garante um incremento na produção dos pequenos produtores”, salientou.

O produtor Ademar e a esposa Silvana comemoraram a assinatura. “Vou trabalhar e lutar para dar ainda mais conta do recado”, resumiu o agricultor.

Prefeito de Nova Alvorada José Paleari, Secretario Jaime e o governador Riedel no estande da Semadesc

Publicado por: Rosana Siqueira

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.