Campo Grande (MS) – O Coordenador Fernando Nascimento esteve presente na assembleia da Associação dos Produtores de Leite de Itaquiraí, nesta sexta-feira dia (20) no P.A. Indaiá, para apresentar as principais ações do Programa Leite Forte no Estado.
A APLINI conta com cerca de 900 associados que diariamente produzem cerca de 20.000 litros de leite. A organização tem possibilitado a este grupo de produtores melhores preços ao seu produto. O próximo passo da associação é industrializar parte dessa produção e comercializar com os programas de aquisição da agricultura familiar, em especial para a merenda escolar.
Em parceria com a Prefeitura Municipal, desenvolve o Gere Leite, Programa de formação de pasto, onde cada produtor recebe um hectare formado e piqueteado. Atualmente cerca de 300 produtores são beneficiados, já está sendo ampliado este trabalho para mais 300 produtores com recursos financiados junto a Comunidade Comum Europeia.
A AGRAER local, através do Leite Forte, atende 90 produtores de leite com assistência técnica contínua e efetiva, dentro da sua metodologia. As ações dos Programas se complementam de modo que aqueles produtores beneficiados atingirão em menor tempo a condição de se tornarem competitivos no mercado.
“A união e a complementação de esforços faz parte da filosofia principal do Programa Leite Forte. Este é um exemplo a ser seguido por outros municípios. Em breve convidaremos o Secretário Fernando M. Lamas para conhecer este trabalho”, comenta o Coordenador Fernando Nascimento.
Por: Ana Claudia Perroni Lima