Lamas participa de discussão sobre o desenvolvimento rural sustentável na Bacia do Alto Taquari, em Brasília

Categoria: Geral | Publicado: quinta-feira, junho 25, 2015 as 16:25 | Voltar

O evento foi organizado pela Prefeitura de São Gabriel do Oeste

Brasília- O Secretário de Estado da Produção e Agricultura Familiar, Dr. Fernando Mendes Lamas, participou na quarta-feira (25), em Brasília, do workshop “O Desenvolvimento Rural Sustentável na Bacia do Alto Taquari em Mato Grosso do Sul – Suinocultura em São Gabriel do Oeste e as oportunidades para a região”.

Tendo como palestrante o pesquisador da Embrapa Pantanal, Ivan Bergier Tavares de Lima, o evento promovido pela Prefeitura de São Gabriel do Oeste, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente contou com a parceria do Ministério do Meio Ambiente, Ministério do Desenvolvimento Agrário, COOASGO São Gabriel do Oeste, Câmara Municipal de São Gabriel do Oeste e Embrapa Pantanal.

As discussões em torno do problema do assoreamento da Bacia do Alto Taquari e a produção de suínos acontece no auditório da sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrário (INCRA).

O Workshop foi apresentado pelo Secretário de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente de São Gabriel do Oeste Leo Luis Grison que deu sequência as atividades junto ao presidente da COOASGO Jair Borgmam e o Engenheiro Agrônomo Sergio Ponce. Durante as palestras, foi feito um breve histórico sobre a atividade agrícola no município, demonstrando a evolução do processo produtivo, como a agricultura de precisão, avanço genético, investimentos em máquinas e equipamentos e a gestão empresarial. Também foi destacada a importância da COOASGO para o fornecimento de suínos ao frigorífico Aurora.

A sustentabilidade teve um enfoque especial, com a demonstração de vantagens do biodigestor para o fornecimento do gás utilizado para alimentar os geradores de energia elétrica nas fazendas e do aproveitamento dos resíduos sólidos, utilizados para produção de adubo orgânico, integrando a produção animal com a vegetal.

O prefeito de São Gabriel do Oeste, Adão Rolim, abriu o Workshop relatando a experiência que São Gabriel está vivenciando com o Programa Agroambiental salientando que um dos objetivos do workshop é também provocar uma discussão maior sobre o tema. “Queremos provocar uma discussão sobre o problema da Bacia do Alto Taquari, que hoje já se tornou um problema em nível de Brasil. O programa Agroambiental que já existe em São Gabriel precisa ser melhorado e as parcerias com os Ministérios e o governo do Estado de Mato Grosso do Sul servirão para ampliar e aprimorar o Programa” ressaltou Rolim.

O Secretário Dr. Fernando, colocou o Estado à disposição de São Gabriel do Oeste para buscar alternativas sustentáveis para os problemas ambientais em pauta e comentou sobre as adversidades já enfrentadas e superadas pelo município dão mostra de sua pujança e possibilidade de sucesso no enfrentamento. “São Gabriel do Oeste tem sua economia basicamente na pecuária e suinocultura. Esta última uma atividade bastante poluidora, porem São Gabriel buscou tecnologias modernas e hoje está produzindo de forma sustentável, se tornando exemplo para os demais municípios. O Governo do Estado está a disposição de São Gabriel na busca de alternativas mais sustentáveis e claro, nas discussões referentes a Bacia do Alto Taquari”, concluiu.

Também participam do Workshop os secretários municipais de Governo Jose Luis Ribeiro de Leon, de Educação, Cultura e Desporto Elizabetha Gricelda Klein, de Administração e Finanças Osana Ramos Nogueira, de Industria, Comercio e Serviços Jair Frozza e os  vereadores Marcos Paz, Guinter Maffissoni Guimaraes, Juninho Gazineu, Odair Junior e Leocir Montagna.

Com Araccelly Carvalho, da Prefeitura de São Gabriel do Oeste e Helton Pereira da Câmara Municipal e foto do Ministério do Meio Ambiente 

 

 

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.