A Jucems (Junta Comercial de Mato Grosso do Sul) dá mais um passo na modernização de seus serviços visando agilizar o atendimento aos usuários com o lançamento de um chat – ambiente onde é possível tirar dúvidas com a atendente virtual Juce sobre abertura de empresas e outros procedimentos realizados pelo órgão. O lançamento do chat – que já está operando em fase experimental – aconteceu em reunião na manhã dessa sexta-feira (28), na sede da Jucems, ocasião em que foram empossados os vogais de uma nova turma.
O secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck, que preside o Conselho de Administração da Jucems, participou da reunião e deu posse aos vogais da nova turma. Foram empossados: Diego Linhares da Cunha, representando a OCB (Organização das Cooperativas do Brasil); Thiago Amorim Silva (representando o Governo do Estado) e Juliano Battistel Kamm Wertheimer, indicado pela Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, além de seus suplentes.
Com essa nova turma, amplia-se a representatividade da sociedade na governança da Jucems, apontou o secretário Jaime Verruck. A Jucems passa a ter, agora, quatro turmas de vogais para decidir sobre processos cisão, incorporação de empresas de Sociedade Anônima, entre outras atribuições. Só nesse ano, segundo o diretor presidente da Jucems, Nivaldo Domingos da Rocha, já foram analisados e julgados pelas turmas 98 processos.
Verruck lembrou que a meta da Semadesc e do Governo do Estado é fazer da Jucems a melhor Junta Comercial do País, em agilidade, segurança e abrangência. Para tanto a Jucems tem passado por um processo revolucionário de inovação que reduziu drasticamente o tempo gasto para abrir uma empresa, após implantar o sistema digital.
Verruck destacou os conceitos da Gestão Eduardo Riedel e acredita que a Jucems é um exemplo da nova mentalidade que começa a ser implementada no Governo do Estado. “O governador Eduardo Riedel fixou quatro conceitos para sua gestão: a do Estado Digital, e a Jucems já está nesse patamar; a do Estado Inclusivo, e novamente a Jucems oferece oportunidades iguais de atendimento e solução de problemas a todos os empresários; a do Estado Sustentável, e aí vamos trazer para cá as políticas de governança alinhadas com as diretrizes de sustentabilidade; e a do Estado Próspero. Mato Grosso do Sul vem crescendo acima da média nacional há uma década, pelo menos. E nossa meta é manter esse ritmo.”
Balanço
O diretor-presidente da Jucems apresentou um balanço das atividades nesse ano. Foram analisados 14.844 processos, sendo que 11.126 foram deferidos e os 3.718 restantes, indeferidos, geralmente por erros no preenchimento dos formulários. A média diária é de 128 processos. Na Central de Atendimento os números também são impressionantes: a equipe de 13 colaboradores atendeu 7.878 telefonemas e outros 2.496 e-mails foram respondidos. O chat deve desafogar a Central ao responder automaticamente muitas dessas questões.
Já estão integrados à Redesim 77 dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul. A Redesim é um sistema que integra todos os processos para registro, inscrição, alteração e baixa das empresas, tornando os procedimentos muito mais ágeis, feitos pela plataforma digital, sem a necessidade de deslocamento para atendimento físico.
A segunda fase da integração da Jucems é a implantação do Balcão Único, que está sendo implementado em quatro municípios, primeiramente: Campo Grande, Chapadão do Sul, Sonora e Maracaju. Nesse Balcão, além dos serviços já disponibilizados pela Jucems, o empreendedor vai poder emitir as certidões do Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária, Licenças Ambientais de processos simplificados e a inscrição estadual da Secretaria de Fazenda.
Só Campo Grande responde por 46% dos registros de abertura de empresas no Estado, portanto a implantação desse balcão vai agilizar muito os procedimentos e facilitar para os contadores e empresários, ponderou Rocha.