Jaraguari lança Plano de Desenvolvimento Municipal com apoio da Semadesc e do Sebrae

  • Publicado em 20 jan 2026 • por Marcelo Armôa, Assessoria de Comunicação da Semadesc •

  • Com pouco mais de 600 empresas ativas, sendo que 72% delas são pequenos negócios, o município de Jaraguari apresenta forte vocação para a agropecuária e o turismo regional. Os dados integram o diagnóstico apresentado nesta segunda-feira (20), durante o lançamento do PDM (Plano de Desenvolvimento Municipal. O evento foi realizado na Câmara Municipal e contou com a presença do secretário-executivo de Desenvolvimento Econômico da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Rogério Beretta; do diretor-superintendente do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro; do prefeito Cláudio Ferreira; além de vereadores e representantes da comunidade local.

    O Plano de Desenvolvimento Municipal é um instrumento de gestão estratégica elaborado pelo Sebrae/MS, em parceria com o Governo do Estado, por meio da Semadesc, e as prefeituras, no âmbito do programa Cidade Empreendedora. O objetivo é organizar as prioridades do município para os próximos anos, a partir de um diagnóstico local que orienta a definição de projetos estratégicos, metas, indicadores e diretrizes para o monitoramento e a execução das ações. O foco do PDM está no desenvolvimento econômico, no fortalecimento da gestão pública, no estímulo ao empreendedorismo e na melhoria da qualidade de vida da população.

    Durante o lançamento, o secretário-executivo Rogério Beretta destacou a importância da cooperação entre o Governo do Estado, o município e as lideranças locais para promover o desenvolvimento sustentável. “O Governo do Estado, com foco no fortalecimento dos municípios, estabeleceu uma parceria estratégica com Jaraguari por meio do programa Cidade Empreendedora. Essa iniciativa oferece planejamento estratégico de médio e longo prazo, orientando gestores e a população na construção de um desenvolvimento sustentável”, afirmou.

    Segundo Beretta, o PDM também tem como objetivo atrair empresas de outras localidades, aproveitando a posição estratégica do município, próximo a Campo Grande. “A proposta é fomentar a agricultura e o comércio locais, beneficiando-se da infraestrutura logística existente, especialmente da proximidade com a BR-163”, acrescentou.

    O secretário-executivo ressaltou ainda que o Governo do Estado acredita que o Plano de Desenvolvimento Municipal oferecerá ferramentas importantes para apoiar a gestão pública local. “Com a participação ativa da população, o plano cria condições para gerar resultados positivos e duradouros para Jaraguari”, concluiu.

    Objetivos

    O diretor-superintendente do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro, destacou que um dos principais objetivos do PDM é alinhar as vocações e potencialidades do município às necessidades reais da população. “No ano passado, foi desenvolvido um conjunto de iniciativas em Jaraguari, fruto da parceria entre Sebrae, Governo do Estado e prefeitura, com o objetivo de identificar oportunidades de desenvolvimento econômico do território. Um dos diferenciais do município é sua proximidade com Campo Grande, o que amplia o potencial de crescimento”, explicou.

    Com base em dados técnicos, informações coletadas e no diálogo com lideranças locais e o governo estadual, foram definidos projetos estratégicos que fundamentaram a elaboração do plano. “O Plano de Desenvolvimento Municipal lançado hoje demonstra a força da parceria entre Sebrae, Governo do Estado e prefeituras. Trata-se de um projeto construído de forma colaborativa, que lança as bases para o futuro de Jaraguari, um futuro que começa a ser construído agora”, afirmou.

    Segundo Estanqueiro, o lançamento do PDM, no início de 2026, representa uma oportunidade concreta de transformação do município, integrando o Plano à estratégia de desenvolvimento e fortalecimento da economia de Mato Grosso do Sul, com foco nos pequenos negócios, considerados essenciais para o crescimento local.

    Para a elaboração do PDM, mais de 400 pequenos negócios foram visitados e diversas capacitações foram realizadas, incluindo ações em escolas, com professores, e na área de compras públicas da prefeitura, com o objetivo de preparar o município para fortalecer o mercado local.

    Rosana Siqueira, Semadesc
    Fotos: Rosana Siqueira, Semadesc

    Categorias :

    CIDADE EMPREENDEDORA

    Veja Também