Campo Grande (MS) – A temporada de chuvas quase diárias pode estar chegando ao fim, conforme previsão do tempo divulgada hoje (30) pelo CEMTEC/MS (Centro de Monitoramento de Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul), órgão ligado à Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar. O mapa mostra a área de instabilidade subindo o Continente em direção ao Norte. Mas janeiro deve se despedir molhado; a expectativa é de pancadas isoladas nos dois últimos dias do mês, com muita nebulosidade.
“No Centro-Oeste, Paraguai e Bolívia a nebulosidade está associada à divergência da circulação da Alta da Bolívia. Cavados na baixa e média troposfera favorecem as nuvens sobre parte do Centro-Sul e Sudeste do Brasil”, explica a coordenadora do CEMTEC/MS, Franciane Rodrigues. As temperaturas variam entre 19°C na região de Dourados, hoje, a 27°C em Corumbá, dia 1º.
Veja abaixo a previsão para os próximos quatro dias:
Terça (30/01): Áreas de instabilidades devem continuar atuando ao longo o dia no MS. Assim, o tempo deve ficar nublado em todas as regiões com possibilidade de chuva e com trovoadas isoladas, em especial à tarde. Há potencial de chuva forte nas regiões centro-norte e oeste do MS.
Quarta (31/01): Nebulosidade seguirá predominando todas as regiões do Estado. O tempo deverá continuar nublado a parcialmente nublado, com expectativa de chuvas a partir da tarde e trovoadas isoladas. Região sul poderá receber o maior acumulado de chuva em torno de 15 milimetros.
Quinta (01/02): Tempo nublado a parcialmente nublado ao longo do dia. As áreas de instabilidades podem provocar chuvas mais frequentes com risco de chuva forte na região pantaneira. Nas regiões central, norte e leste as nuvens aumentam no decorrer do dia com possibilidade de chuva a tarde. No extremo sul o tempo poderá ficar firme, com sol entre nuvens.
Sexta (02/02): As chuvas começam a diminuir no Estado, concentrando-se nas partes pantaneira e centro-norte do MS com trovoadas isoladas. Nas demais áreas o tempo poderá ficar firme, com sol entre nuvens e não há expectativa de chuva.