O Instituto Biológico (IB), em parceria com a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) lançaram o Controle Estratégico do Carrapato do Boi, que tem como objetivo oferecer ao pequeno e médio produtor acesso à orientação adequada, a fim de aumentar os índices de produção e reduzir os gastos no tratamento contra carrapatos. O período de maior infestação do carrapato vai de agosto a junho e pico, ocorre em março. Valor do teste é de R$ 20,00.
O sistema ajuda o produtor no controle da população de carrapatos, orientando-o para o uso do produto mais indicado para cada propriedade, além dos intervalos corretos das aplicações. Isso porque, um carrapaticida pode funcionar bem para uma propriedade e não dar resultado para outra.
Para realizar o teste de biocarrapaticidograma, o produtor deve fazer a coleta no período de infestação nos animais. Recomenda-se recolher antes das aplicações de carrapaticida, em único dia, até 200 carrapatos grandes e alojá-los em frascos de plástico secos e limpos, por até 72 horas em refrigeração por 4 °C. O envio das amostras para o IB, pode ser feito via Correios (SEDEX 10). O resultado sai em 30 dias após o recebimento dos carrapatos, onde o proprietário recebe orientação adequada sobre qual produto é mais indicado à sua propriedade. São dadas também, informações sobre o intervalo correto para aplicação de carrapaticidas através de um calendário, conforme cada tipo de princípio ativo.
Fonte: Assessoria de Imprensa, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.