Imasul lança CAR Móvel com objetivo de facilitar o acesso de produtores rurais

Categoria: Geral | Publicado: terça-feira, outubro 20, 2015 as 12:52 | Voltar

Campo Grande (MS) – O Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) lança, durante a programação da Rota do Desenvolvimento Região Centro Sul – Dourados, o Cadastro Ambiental Rural (CAR) Móvel.

O CAR Móvel pretende informar, orientar e prestar serviço de licenciamento itinerante proporcionando qualidade de atendimento, economia de tempo e esforço visando a correta aplicação das legislações ambientais.

“O objetivo é levar o Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semade) ao cotidiano dos produtores rurais. Trata-se de um serviço disponibilizado por meio de uma unidade móvel, que atrai pela facilidade e rapidez no atendimento, sem custo nenhum à população” destacou o diretor de Licenciamento Ambiental do Imasul, Ricardo Éboli.

O lançamento do CAR Móvel será realizado durante a solenidade de abertura da Rota do Desenvolvimento Região Centro Sul, que acontece no dia 22, às 14h, no Pavilhão de Eventos Dom Teodardo Leitz, em Dourados.

A programação completa está disponível no sitewww.rotadodesenvolvimento.com.br .

CAR

O Cadastro Ambiental Rural é um registro eletrônico, obrigatório para todos os imóveis rurais, que tem por finalidade integrar as informações ambientais referentes à situação das Áreas de Preservação Permanente – APP, das áreas de Reserva Legal, dos remanescentes de vegetação nativa, das Áreas de Uso Restrito e das áreas consolidadas das propriedades e posses rurais do país.

Criado pela Lei 12.651/2012 no âmbito do Sistema Nacional de Informação sobre Meio Ambiente – Sinima, o CAR se constitui em base de dados estratégica para o controle, monitoramento e combate ao desmatamento das florestas e demais formas de vegetação nativa do Brasil, bem como para planejamento ambiental e econômico dos imóveis rurais.

O Cadastro Ambiental Rural do Mato Grosso do Sul (CAR-MS), implantando por meio da Resolução SEMAC nº 11 de 15 de julho de 2014, é um módulo de cadastramento disponível no Siriema (Sistema Imasul de Registros e Informações Estratégicas de Meio Ambiente), destinado à inscrição no CAR, bem como à consulta e acompanhamento da situação de regularização ambiental dos imóveis rurais. É importante destacar que, o procedimento completo do CAR-MS é realizado por meio eletrônico, não sendo necessária a entrega de documentos no Imasul.

Assessoria de Comunicação – Semade

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.