Você é daquelas pessoas que gostaria de ter uma horta em casa, mas não tem espaço? Então saiba que até mesmo em pequenos locais as plantinhas podem crescer. Basta amor, água e luz. Então, mãos na massa, porque a especialista em jardinagem Leticia Momesso dá dicas para plantar hortaliças e ervas aromáticas usadas na culinária de forma criativa.
A eduk (www.eduk.com.br) produziu um vídeo com Leticia ensinando o passo a passo para construir e manter uma horta com variedade de hortaliças.
“Para montar uma horta caseira você não precisa ter um grande quintal nem vasos ou jardineiras disponíveis: em uma pequena varanda e com recipientes inusitados é possível cultivar alguns temperos, legumes e hortaliças”, explica Letícia.
A especialista informou que as pessoas podem reaproveitar objetos, transformando-os em suportes originais. Entre eles estão latas, garrafas, caixotes e caixas de ovos. Desta forma terá alimento fresco e saudável ao alcance das mãos.
“Além de ter o prazer de cultivar alimentos na própria varanda ou no quintal, a horta em casa também pode trazer economia nos gastos mensais de supermercado. Fora os benefícios para a saúde que este tipo de consumo oferece, com alimentos livres de agrotóxicos”, disse a paisagista.
“Peperômia Urbana”
Em 2010, Leticia iniciou seu projeto: “Peperômia Urbana – Jardins que fazem bem e cabem em qualquer lugar”, que têm o propósito de estreitar a relação entre as pessoas e a natureza em ambiente urbano. Várias dicas e informações podem ser consultadas em http://peperomiaurbana.blogspot.com.br. Atualmente, ela desenvolve oficinas de jardins em conserva, trabalhando a arte e criatividade, misturando jardinagem e meditação.
Uol