Campo Grande (MS) – O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Elias Verruck, representou o governador Reinaldo Azambuja em cerimônia realizada na noite de quinta-feira (26) em comemoração aos 36 anos da Fiems, na qual foi entregue o Gran Colar da Ordem do Mérito Industrial de Mato Grosso do Sul a grandes nomes do setor empresarial sul-mato-grossense. “Temos que ver como os homenageados fizeram a história industrial na época deles para tê-los como exemplo, pois, talvez, passaram por momentos mais difíceis que este que estamos vivendo hoje. A crise existe, mas espero que os homenageados nos iluminem para que Mato Grosso do Sul seja destaque novamente”, discursou, reforçando que, em 2016, Mato Grosso do Sul será o Estado com mais investimentos privados do setor industrial no Brasil.
Durante a cerimônia realizada no Edifício Casa da Indústria, o Gran Colar da Ordem do Mérito Industrial de Mato Grosso do Sul foi entregue ao empresário Milton Insuela Pereira, fundador da Refrigerantes do Oeste S/A, a primeira fabricante da Coca-Cola no Estado. As comendas da Ordem do Mérito Industrial também foram entregues aos empresários Renato Costa, presidente da divisão de carnes da JBS no Brasil, e Oswaldo Possari, proprietário da Viação Cruzeiro do Sul e Sete Estrelas Embriões, bem como as medalhas do Mérito Industrial ao ex-presidente da Jucems, Wagner Bertoli, ao ex-vice-presidente do Siams, Carlos Seiji Tsuge, ao ex-superintendente estadual do Trabalho e Emprego de Mato Grosso do Sul, Anízio Tiago, ao fundador e 1º presidente do Sindivest/MS, João Ballock, ao ex-vice-presidente da Faems, Rubens Miranda Mello, e, in memoriam, ao empresário Wanderley Martinez Sanches, que faleceu em um acidente de avião em 2000.
Sérgio Longen, presidente da Fiems, reforçou que, apesar das dificuldades vivenciadas no momento, várias ações estão sendo desenvolvidas para fortalecer as indústrias e que a entrega das homenagens é uma forma de reconhecer o empenho de quem dedicou anos de trabalho ao setor industrial. “Nós precisamos fazer com que o Estado seja reconhecido pelo que tem feito, precisamos que o setor industrial se fortaleça. Sofremos abalos, principalmente, em âmbito federal, por conta das leis, regulamentações e normas. No Estado também enfrentamos algumas situações parecidas, mas esta noite é de alegria e de reconhecimento a essas pessoas que marcaram e continuam marcando presença no desenvolvimento industrial sul-mato-grossense”. Segundo ele, o nome de Milton Insuela foi aprovado por unanimidade para receber o Gran Colar, pois todos entenderam a sua contribuição significativa para o desenvolvimento da indústria local.
Com informações e fotos da Assessoria de Comunicação da Fiems