Grupo assina pacto vai fortalecer ecossistema de inovação de Chapadão do Sul

Categoria: CIÊNCIA TECNOLOGIA & INOVAÇÃO, Geral, INOVAÇÃO, PESQUISA CIENTÍFICA | Publicado: quinta-feira, dezembro 1, 2022 as 16:02 | Voltar

Grupo de entidades composto por empresas, instituições financeiras e públicas, universidades, escolas, institutos de ciência e pesquisa, entre outras, assinou o “Pacto Pela Inovação de Chapadão do Sul” na terça-feira à noite no município. O pacto traz uma série de ações conjuntas visando a mobilização e o fortalecimento do Ecossistema Local de Inovação (ELI) de Chapadão do Sul. A iniciativa é estimulada pelo Sebrae/MS, visando o desenvolvimento sustentável do município e região.

O pacto foi assinado no espaço Conviver pelos representantes das entidades, entre eles, o prefeito João Carlos Krug. A partir desta assinatura, o grupo realizará ações para consolidar Chapadão do Sul como um polo de referência em inovações tecnológicas e de empreendedorismo em Mato Grosso do Sul. As ações estratégicas que formam o pacto compreendem inicialmente quatro vertentes de atuação: Ambientes de inovação, Programas e ações, Governança e Políticas Públicas.

Apelidado de “Inovadão”, o Ecossistema de Inovação de Chapadão do Sul contou com a realização de um planejamento estratégico. Ele teve início em 2021 com a identificação dos potenciais econômicos do município. Após esse trabalho, segundo a gerente da Regional Norte do Sebrae/MS, Luzicarla Softov, agora é o momento de colocar em prática este plano de ação.

“O Sebrae desenvolve diversas ações voltadas ao empreendedorismo e à inovação no nosso estado, tanto através de parceria quanto da própria instituição. E uma delas é o desenvolvimento do ecossistema de inovação nos municípios. Hoje, temos nove cidades consideradas pelo governo estadual como ecossistema de inovação e Chapadão do Sul foi a segunda com o pacto de inovação assinado pelas entidades. A partir de agora partimos para a implementação desse plano de ação construído pela governança inicial do ecossistema”, disse.

A presidente da Associação Comercial e Empresarial de Chapadão do Sul, Denise Botega de Almeida, foi uma das pessoas que assinou o pacto. Ela acredita que o trabalho em conjunto potencializará a inovação no município. “A expectativa que tenho sobre o ecossistema é promissora. Chapadão do Sul se destaca pelas entidades fortes que temos aqui, e o ecossistema vem para criar conexão entre essas entidades, para que a gente desenvolva em um futuro mais próximo, a tecnologia e inovação dentro do nosso município”, explicou Denise.

Outro que esteve presente foi o professor Wallace da Silva de Almeida, gestor da Pantanal Incubadora Mista de Empresa (PIME/UFMS) – unidade Chapadão do Sul. “O movimento Inovadão e seus membros participantes se constituem no intuito de formar uma rede de cooperação entre seus membros, abrindo-se à toda e qualquer possibilidade de estabelecimento de parcerias, atividades cooperativas e colaboração mútua a fim de fazer mais e melhor para si e para sociedade por meio do incentivo ao desenvolvimento econômico do município de Chapadão do Sul”, ressaltou.

Ecossistema de Inovação

Ambientes onde atores públicos, privados e entidades voltadas à inovação atuam de forma conjunta e interdependente, Ecossistemas de Inovação visam potencializar a competitividade local e o desenvolvimento tecnológico. O Sebrae desenvolve, em outros municípios de Mato Grosso do Sul, ações para fomentar ecossistemas de inovação. Mais informações aos empreendedores pela Central de Relacionamento do Sebrae/MS, pelo número 0800 570 0800.

Com informações do Sebrae/MS

Publicado por: Rosana Siqueira

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.