Governos subnacionais avançam na integração regional do Corredor Bioceânico e estabelecem ações prioritárias para 2026

  • Publicado em 26 nov 2025 • por Marcelo Armôa, Assessoria de Comunicação da Semadesc •

  • A XII Reunião do Grupo de Trabalho de Coordenadores Nacionais do Corredor Bioceânico Vial, realizada em Buenos Aires nos dias 25 e 26 de novembro, consolidou um marco importante para Mato Grosso do Sul: pela primeira vez, governos subnacionais participaram oficialmente das discussões estratégicas do projeto que conectará Brasil, Paraguai, Argentina e Chile ao Pacífico. Representantes dos quatro países analisaram avanços de infraestrutura, governança, logística e facilitação de comércio, além de ações conjuntas para preparar o corredor para a inauguração da ponte sobre o Rio Paraguai, ligando os municípios fronteiriços de Porto Murtinho e Carmelo Peralta, prevista para 2026.

    O encontro, que contou com a participação da assessora de Logística da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Danniele Paiva, também trouxe atualizações decisivas sobre o Plano Maestro coordenado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e sobre as mesas técnicas do corredor. Houve avanços na harmonização de normas de transporte, estudos sobre custos logísticos, estruturação da Marca Turística Regional e ampliação das atividades da rede de universidades (UNIRILA). Os países ainda reforçaram o compromisso com a modernização dos processos de fronteira, incluindo a implementação do SINTIA e a simplificação de procedimentos aduaneiros e migratórios.

    Para o secretário Jaime Verruck, da Semadesc, a presença de Mato Grosso do Sul nesse nível de articulação internacional mostra que o Estado está preparado para exercer protagonismo na nova rota de integração sul-americana. “O corredor entrou em sua fase decisiva. Temos uma ponte prestes a ser concluída, estudos robustos em andamento e, pela primeira vez, subnacionais alinhados aos governos centrais. É fundamental garantirmos que a infraestrutura física venha acompanhada de uma infraestrutura institucional moderna, capaz de dar fluidez, segurança e competitividade ao transporte e ao comércio. Mato Grosso do Sul está contribuindo de forma ativa e estratégica para isso”, afirmou Verruck.

    Com a transferência da Secretaria Executiva do Corredor para o Brasil até novembro de 2026, espera-se que os próximos meses acelerem entregas técnicas, definição de governança e consolidação de projetos que permitirão que a nova rota logística opere em sua plena capacidade desde o primeiro dia, conectando Mato Grosso do Sul ao Pacífico e abrindo novas possibilidades econômicas para toda a região.

    Marcelo Armôa, Semadesc

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