A ação do Governo do Estado no fomento e incentivo ao setor florestal em Mato Grosso do Sul avança com a assinatura da instituição da Rede de Excelência em Qualificação Florestal, realizada nesta segunda-feira (18) na abertura do Congresso Internacional IUFRO WP 07.02.13 e 07.02.03. O evento acontece de 18 a 21 de setembro em Campo Grande, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, tem como tema “Estratégias Novas e Clássicas para Manejar a Sanidade Florestal em Plantações” e contará com a participação de palestrantes de 14 países.
O secretário Jaime Verruck representou o governador Eduardo Riedel na abertura do Congresso e destacou a importância da realização de um evento deste porte em Mato Grosso do Sul. “O setor florestal em Mato Grosso do Sul tem um potencial de chegar a até 3 milhões de hectares de florestas plantadas, mas nossa meta é de atingir, pelo menos, 2 milhões e hectares, com base nas demandas das indústrias que estão se instalando em nosso Estado. Então, um evento internacional, que reúne pesquisadores de 14 países, acontece no lugar certo, no momento certo”, afirmou.
Sobre a Rede de Excelência em Qualificação Florestal, o titular da Semadesc informou que a iniciativa vai promover e articular iniciativas destinadas ao desenvolvimento do capital humano com vistas ao aumento da produtividade e da empregabilidade no setor de base florestal e industrial.
“A Rede de Excelência em Qualificação Florestal tem como objetivos estimular a oferta de educação profissional e tecnológica, expandir a qualificação em regiões florestais em desenvolvimento, promover a capacitação profissional, facilitar o acesso ao ensino médio, impulsionar a pesquisa educacional, criar materiais pedagógicos, buscar financiamento e apoiar a formação de professores e gestores na indústria florestal. Essa iniciativa visa fortalecer a educação e o setor florestal do estado, promovendo o desenvolvimento sustentável e a formação de profissionais qualificados”, finalizou o secretário Jaime Verruck.
A instituição da Rede de Excelência em Qualificação Florestal foi assinada pelo secretário Jaime Verruck; pelo secretário de Educação, Hélio Daher; pelo diretor-presidente da Funtrab, Ademar Silva Júnior e pelos secretários executivos da Semadesc, Bruno Gouvêa Bastos (Qualificação Profissional e Trabalho), Rogério Beretta (Desenvolvimento Econômico Sustentável) e Artur Henrique Falcette (Meio Ambiente).
A primeira palestra técnica do Congresso do IUFRO em Campo Grande foi ministrada pelo secretário executivo Rogério Beretta, com o tema “A importância das Florestas Plantadas em Mato Grosso do Sul”. A IUFRO é uma organização internacional sem fins lucrativos que reúne 15 mil cientistas e mais de 600 instituições de pesquisa em 120 países.
Fotos: Mairinco de Pauda, Semadesc