Ministro Blairo Maggi, homem do campo, promete lutar contra imposto no agronegócio
Apesar de o governo federal vir tratando o assunto com muito cuidado – de forma sigilosa e até com desmentidos – avançam os estudos, na equipe econômica do presidente interino Michel Temer (PMDB), para a criação de uma taxa sobre o agronegócio, particularmente as exportações. A melhor prova da existência dos estudos foi dada pelo ministro da Agricultura, Blairo Maggi, ao declarar, na semana passada, que pretende negociar dentro do governo “para impedir tal imposto”. Medida semelhante, que vigorou na Argentina, durante os governos Kirchner, quase acabou com a agropecuária do País. O primeiro efeito é reduzir a competitividade do setor, pois aumenta o preço dos produtos para os compradores internacionais. Uma das ideias, dentro do mesmo tema, é cobrar das empresas exportadoras do agronegócio a contribuição patronal ao Instituto Nacional de Seguridade Social, como já se faz nas vendas ao mercado interno. Maggi é contra qualquer taxa: “O setor da agricultura é importante, o que mais contribui para a economia brasileira. Penalizar quem está sendo eficiente é uma loucura, é um abraço de afogado”, disse o ministro a jornalistas.
Diversificação
Proposta
Brasil em código
Na mira da Receita
Congresso Angus
O Dia
- A Junta Comercial-RS apresentará, às 10h, no Palácio Piratini, o projeto Junta Digital, que modificará o modo de transmissão dos documentos, facilitando a análise do processo.
- A Dell divulgará os resultados do seu relatório de responsabilidade social. Destaque para o Brasil, pois foi o país na América Latina que mais teve engajamento dos funcionários em ações de voluntariado.
- A Icatu Seguros é a seguradora oficial da Casa Cor que abriu na sede do Petrópole Tênis Clube.
- A Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre lançará nova Plataforma do Programa Cidades Sustentáveis, às 10h30min, em sua sede, na Avenida das Indústrias, 469.
- Informações sobre Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio e crédito imobiliário Banrisul serão temas do almoço do Sinduscon Caxias do Sul, na CIC.
- O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, é o palestrante, às 12h, no Palácio do Comércio. Divulgará os números do cooperativismo gaúcho.
- Na prefeitura de Canoas, às 12h30min, a conferência sobre a Defesa Civil e as mudanças climáticas.
- O zika vírus e a gestação será tema do projeto Mulher & Saúde, às 16h, com a ginecologista e obstetra Ana Lúcia Letti Müller, na Radimagem.
- Entrega do Prêmio IAB-RS 2015 José Albano Volkmer, com Lançamento do Catálogo e Abertura da Exposição Pública dos trabalhos, às 19h30min, na rua General Canabarro, 363.
- Jantar com a psicóloga Deuza Avellar, que vai falar sobre inovação e estratégias de sucesso em tempos de crise, no 2º Encontro do Grupo de Empresários e Profissionais de Gestão, às 20h, no restaurante Rei do Cordeiro, no Boulevard Laçador.
- A Rua Coberta do Campus II da Universidade Feevale ganhou mais um estabelecimento comercial, a loja Rococ’oh! Acessórios, idealizada e planejada pelos sócios André Donida e Emanuele Magnus.
- Os economistas Vanessa Neumann Sulzbach, da FEE, e Paulo Fuchs, da FAAASR Consultoria Inteligente, analisarão os primeiros dias do governo Michel Temer (PMDB), às 18h30min, para o Corecon-RS, no Hotel Plaza São Rafael.
- Degustação de carne Angus durante o congresso nacional da raça, às 19h, no Hotel Plaza São Rafael.
Danilo Ucha, UOL