Para fortalecer a Economia Solidária e valorizar os pequenos produtores de Mato Grosso do Sul, o Governo do Estado e a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) lançaram, nesta sexta-feira (25), o aplicativo OBCOOP Coleta. O evento foi realizado no auditório da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) e reuniu representantes de cooperativas, associações, universidades, órgãos públicos, organizações da sociedade civil e membros da comunidade.
Desenvolvido pela UFMS, por meio do OBCOOP (Observatório do Cooperativismo e da Economia Solidária), em parceria com a Funtrab (Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul), o aplicativo vai mapear, organizar e analisar dados de agricultores familiares, catadores, artesãos, feirantes e outros empreendedores vinculados à economia solidária no Estado.
Voltado às instituições que atuam diretamente na promoção desses empreendimentos, o OBCOOP Coleta oferece uma plataforma estratégica para diagnóstico das unidades produtivas. A ferramenta permite gerar informações qualificadas, que subsidiam políticas públicas de inclusão produtiva e ações de apoio à comercialização e à certificação de produtos.
“O lançamento do OBCOOP Coleta representa um avanço estratégico na política estadual de apoio ao cooperativismo e à economia solidária. A ferramenta permite um diagnóstico mais preciso dos pequenos empreendimentos, subsidiando políticas públicas de inclusão produtiva. Mais do que um cadastro, o aplicativo se consolida como um instrumento de desenvolvimento local, alinhado ao Procoop e às diretrizes de fortalecimento da economia de base comunitária em Mato Grosso do Sul”, afirmou o secretário Jaime Verruck, da Semadesc.
A reitora da UFMS, Camila Itavo, ressaltou o papel da universidade no apoio à gestão pública. “A universidade entra como parceira estratégica na produção de conhecimento aplicado à gestão pública. O OBCOOP Coleta é resultado de um esforço coletivo das universidades para gerar dados qualificados e apoiar a formulação de políticas públicas. Por meio de ações em campo, conseguimos aproximar ciência, gestão e cidadania em favor da inclusão e do desenvolvimento sustentável”, comentou.
Marina Dobashi, presidente da Funtrab, acrescentou que “a Funtrab tem como missão promover o acesso ao trabalho e à inclusão produtiva, especialmente entre públicos mais vulneráveis. O OBCOOP Coleta nasce como uma ferramenta essencial para isso, com dados atualizados e qualificados, poderemos atuar de forma mais assertiva no apoio aos agricultores familiares e outros grupos da economia solidária. Essa parceria com a UFMS e a Semadesc mostra como a integração entre as instituições públicas é fundamental para transformar realidades e ampliar oportunidades no nosso Estado”.
O OBCOOP Coleta é o segundo aplicativo lançado pelo Observatório do Cooperativismo e da Economia Solidária da UFMS. O primeiro, chamado “Mercado Solidário”, é direcionado à comercialização de produtos para o público em geral. Enquanto que o “Coleta” foca no levantamento de dados estratégicos do setor.
“Esse aplicativo inaugura uma nova fase de coleta de dados e compartilhamento de informações entre instituições públicas: permite que várias instituições possam realizar a coleta e atualização dos mesmos dados de forma automatizada e online. Assim, é possível construir um diagnóstico mais preciso das condições de produção de agricultores familiares, artesãos, cooperados da Economia Solidária, da Economia Criativa e outros produtores em geral. Uma ideia pensada em 2022 pelo secretário Jaime Verruck e pelo ex-reitor Marcelo Turine”, explicou o professor Alessandro Arruda.
Marcelo Armôa, Semadesc
Fotos: Mairinco de Pauda, Semadesc