Campo Grande (MS) – Nos dias 23 e 24 de setembro, Campo Grande sedia o 1º Simpósio de Fitossanidade, promovido pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Produção e Agricultura Familiar (Sepaf), da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) e da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer).
Tendo como tema principal “A defesa fitossanitária em Mato Grosso do Sul – situação atual e perspectivas”, o seminário trará diversos palestrantes renomados entre os quais o Fiscal Federal Agropecuário, Ricardo Hilman, da Divisão de Defesa Agropecuária (DDA), da Superintendência Federal de Agricultura (SFA).
Na oportunidade, Hilman trará a luz do debate o tema ‘O controle do transito interestadual de vegetais e sua importância na prevenção da disseminação de pragas’, questionando num primeiro momento se o controle seria uma necessidade ou excesso de burocracia, trazendo um histórico de introdução e situação atual de importantes pragas agrícolas, discutindo a velocidade de dispersão em território nacional de pragas quarentenárias, como é realizado o controle do trânsito interestadual de vegetais no Brasil, a situação atual e os principais problemas no controle oficial do trânsito vegetal.
Segundo o palestrante é fundamental a discussão sobre um tema tão atual, importante e preocupante como este. “O Simpósio proporciona a oportunidade de irmos além da busca de conhecimento, nos proporciona também, a oportunidade de discutirmos uma política fitossanitária para o Mato Grosso do Sul”. Completou.
O Simpósio que tem como parceiros: Fundect, Ampasul, Aprosoja, CREA/MS, Reflore/MS, Coopsema, Cooperoeste-SGO e ABRAPA, acontecerá no auditório Pedro de Medeiros, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande (MS) e a inscrição pode ser realizada gratuitamente através do link:
http://www.semadesc.ms.gov.br/simposio-estadual-sobre-fitossanidade-formulario-de-inscricao/.