Terminal contará com estacionamento, restaurante, hotel e posto de combustível
Porto Murtinho (MS) – Na oportunidade em que foi realizada a entrega do contorno viário, obra emblemática, de 7,19 km, que garante acesso e rapidez no trânsito de caminhões aos terminais portuários procedentes dos centros produtivos de grãos, a comitiva do Governo do Estado (Governador Reinaldo e Secretários Jaime Verruck e Eduardo Riedel e Sergio de Paula) fizeram o descerramento da placa da implantação da rotatória, a partir da BR-267, que vai disciplinar o acesso de caminhões ao posto de triagem (investimento de R$ 2,5 milhões). Construído pela iniciativa privada, este estacionamento para 400 caminhões faz o controle do fluxo veículos aos portos.
Segundo o empresário Neodi Vicari, da Mécari Distribuidora, o grupo esta investindo R$ 15 milhões na construção de um terminal para estacionamento para rodotrens, com capacidade inicial para 400 caminhões, dobrando na fase seguinte, quando a estrutura vai dispor de hotel com 120 leitos, minishopping e posto de combustível. Serão gerados mais de 60 empregos diretos na parte da construção e, quando entrar em operação, mais 35 trabalhadores fixos. “Depois já é possível prever que nós devemos entrar na área de importação e exportação e até abrigar órgãos públicos, bem como quem for construir o trecho rodoviário da BR-267 até o Rio Paraguai”. Completou.
O Secretario Jaime Verruck que acompanha o investimento desde a sua concepção, entregou ao empresário Neodi, a licença prévia do Imasul, para instalação do posto de combustível – que segundo explicou o empresário – será o maior do Estado e um dos maiores do País.
Depois de visitar todas as instalações e conferir de perto como o cenário da cidade já começa a mudar de forma significativa, Jaime comentou: “Os investimentos do Governo do Estado em logística trazem redução de custo, competitividade, crescimento, desenvolvimento, atraem o olhar de novos empresários e tudo isso reflete diretamente na melhoria da qualidade de vida dos sul mato-grossenses”.
Na oportunidade a comitiva também inaugurou a ponte de concreto construída pela Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos) na vazante II do Rio Branco, garantindo acessos à BR-267 e a MS-382 pela MS-458 e vistoriou a obra do Governo do Estado, no dique de Porto Murtinho.
Qualificação e mão de obra
Em conversa com Neodi e sua filha, a empresária Rafaela, Jaime ouviu sobre a escassez de mão de obra na cidade, e a importância da qualificação dos Murtinhenses e preparação para absorção dos novos postos de trabalho que devem surgir com os investimentos que estão em andamento.
Jaime comentou que dentro de algumas semanas, deve voltar ao município para lançamento de um projeto conjunto da Semagro com o Sebrae que oferecerá qualificação para a população.
Texto e foto: Kelly Ventorim