Governo do Estado institui Programa Quintal Produtivo para fomentar produção de frutas e criação de aves

  • Publicado em 06 jan 2017 • por •

  •  

    Campo Grande (MS) – Para apoiar a produtores familiares na produção de frutas e ovos caipiras, o governo do Estado instituiu o Projeto Quintal Produtivo de Mato Grosso do Sul. O decreto que cria o programa foi assinado e publicado pelo governador Reinaldo Azambuja na edição desta quinta-feira (5) do Diário Oficial do Estado (DOE-MS).

    O presente projeto destina-se as famílias beneficiadas pelo Programa Nacional do Crédito Fundiário (PNCF) com os contratos assinados a partir de janeiro de 2015, que estão em início de suas atividades produtivas e de implantação de infraestrutura.

    O objetivo é fortalecer a produção sustentável,  visando a promoção da segurança alimentar e nutricional, além de estimular a geração de trabalho e renda.

    A estimativa é de beneficiar 1.023 famílias do Crédito Fundiário. A previsão é de sejam atendidas as famílias agrícolas dos seguintes municípios: Amambai, Bandeirantes, Coxim, Dourados, Jaraguari, Jardim, Juti, Laguna Carapã, Rio Verde, Rochedo, Sidrolândia, Vicentina, Pedro Gomes, Ribas do Rio Pardo, entre outras localidades.

    O Quintal Produtivo incluirá a entrega de kits de mudas frutíferas, galinhas poedeiras e galos, além do acompanhamento no plantio, da condução do pomar e da criação das aves de postura.  A Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) ficará responsável por gerir o programa no Estado.

    Abacate, acerola, café, coco, erva-mate, laranja pera, limão tahiti, tangerina e urucum são algumas das espécies de plantas frutíferas escolhidas para os kits de distribuição.

    Os recursos financeiros para a execução do projeto virão de dotações orçamentárias do Estado e do Fundo de Investimentos Sociais (FIS), entre outras fontes.

    O decreto na íntegra pode ser consultado na página 1 do DOE de hoje (5).

    Foto: Néia Maceno

    Aline Lira, Agraer

    Categorias :

    Geral

    Veja Também