O Governo do Estado, por meio da Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul), órgão vinculado à Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), firmou na noite de segunda-feira (31), um Protocolo de Intenções com a Faculdade Insted e a Aplims (Associação de Incentivo à Pesquisa e Ensino Plínio Mendes dos Santos) com o intuito de fortalecer a qualificação profissional. O acordo foi assinado durante a inauguração da nova sede da faculdade.
O documento foi assinado pelo governador Eduardo Riedel, juntamente com o secretário Jaime Verruck; o presidente da Fundect, Márcio Pereira e a diretora-presidente da Faculdade Insted, Eva Elise Domingos dos Santos Bumlai e o diretor da mantenedora da instituição, professor Pedro Chaves dos Santos Filho.
O protocolo estabelece diretrizes para o desenvolvimento de ações conjuntas voltadas ao fomento do capital humano e ao fortalecimento das chamadas “economias do futuro”. A iniciativa prevê investimentos em bolsas de qualificação profissional, apoio a projetos de inovação e incentivos para integração entre o ambiente acadêmico e o setor produtivo.
“Investir em educação e inovação é essencial para manter Mato Grosso do Sul na vanguarda do desenvolvimento. Essa colaboração entre instituições acadêmicas e o setor produtivo fortalece o ecossistema de inovação, gera oportunidades para nossos profissionais e é fundamental para impulsionar o desenvolvimento tecnológico e econômico do Estado. A qualificação profissional e o estímulo à inovação são fundamentais para a construção de um futuro mais competitivo e dinâmico para Mato Grosso do Sul”, comentou o secretário Jaime Verruck, da Semadesc.
O termo também contempla programas de intercâmbio técnico e científico, apoio a startups e incubadoras, além da realização de pesquisas e estudos em parceria com universidades e instituições de ensino. A previsão é que os projetos derivados do acordo beneficiem pequenos e médios empreendedores, impulsionando a economia local.
A validade inicial do protocolo de intenções será de 36 meses e poderá ser prorrogada conforme a evolução dos projetos. A expectativa é que a iniciativa amplie as oportunidades de formação para profissionais sul-mato-grossenses e contribua para a geração de novos postos de trabalho qualificados no Estado.
Marcelo Armôa, Semadesc
Fotos: Mairinco de Pauda, Semadesc