Campo Grande (MS) – Militares do Corpo de Bombeiros que combatem incêndios florestais em Mato Grosso do Sul receberam equipamentos de trabalho avaliados em R$ 255 mil. As entregas foram feitas pelo governador Reinaldo Azambuja nessa terça-feira (10.4), no Gabinete Itinerante na Expogrande.
O material foi adquirido com recursos do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), órgão vinculado a Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar). A aquisição é justificada pelo Estado ser um dos com maior quantidade de focos de incêndios florestais.
Entre os equipamentos estão tanques rígidos, motobombas e mangueiras de sucção e descarga. “Serão utilizados em um dos trabalhos considerados mais árduos do Corpo de Bombeiros, que é a contenção de incêndios”, afirmou o subcomandante-geral da Corporação, coronel Luiz Antônio de Mello.
Ao entregar as ferramentas, o governador Reinaldo Azambuja destacou o trabalho integrado entre o Imasul e o Corpo de Bombeiros. “Temos feito um esforço nesses três anos para melhorarmos as estruturas de nossas instituições. E uma de nossas preocupações é dar melhores condições de trabalho para nossos homens e mulheres dos Bombeiros que atendem as necessidades da população”, afirmou.
Os kits serão usados junto com o jipe Agrale ‘Marruá’, entregue no fim do ano passado aos Bombeiros. Orçado em R$ 241,5 mil a unidade é fundamental para a prevenção e o combate aos incêndios florestais, preferencialmente nas Unidades de Conservação e suas Zonas de Amortecimento. Atendendo a pedido do Corpo de Bombeiros, o diretor-presidente do Imasul se comprometeu a fazer a doação de mais um veículo igual a este para o mesmo fim.
O titular da Semagro, secretário Jaime Verruck, destacou que esta é uma das ações realizada pelo Governo do Estado por meio do Imasul, de preservação ambiental. “Desde o início somos comprometidos com o Meio Ambiente e em dar subsídio para diminuir impactos ambientais, e as queimadas são um gargalo”.
Texto: Com informações de Bruno Chaves/Subsecretaria de Comunicação (Subcom)