Maracaju (MS) – Através do o Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), o Governo do Estado firmou uma parceria com a Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul) para que juntos possam realizar ações de promoção e apoio a inscrição dos produtores no Cadastro Ambiental Rural (CAR-MS).
O documento foi assinado, durante a abertura da Showtec, em Maracaju, pelo presidente da Famasul, Mauricio Saito, e o secretário-adjunto do Imasul, Ricardo Sena.
A partir da assinatura desse documento o Senar/MS (instituição integrante do Sistema Famasul) deve promover as campanhas informativas e disponibilizar sua equipe técnica para capacitação e treinamento dos produtores rurais e profissionais.
5 de maio é a data limite para a realização do registro.
CAR-MS – Cadastro Ambiental Rural
O Cadastro Ambiental Rural é um registro eletrônico, obrigatório para todos os imóveis rurais, que tem por finalidade integrar as informações ambientais referentes à situação das Áreas de Preservação Permanente – APP, das áreas de Reserva Legal, dos remanescentes de vegetação nativa, das Áreas de Uso Restrito e das áreas consolidadas das propriedades e posses rurais do país.
O Cadastro Ambiental Rural do Mato Grosso do Sul (CAR-MS) é um módulo de cadastramento disponível no SIRIEMA (Sistema IMASUL de Registros e Informações Estratégicas de Meio Ambiente), destinado à inscrição no CAR, bem como à consulta e acompanhamento da situação de regularização ambiental dos imóveis rurais. É importante destacar que, o procedimento completo do CAR-MS é realizado por meio eletrônico, não sendo necessária a entrega de documentos no IMASUL.
Kelly Ventorim, Assessora da Sepaf