Tanto o governador quanto o secretário classificaram como positivo o resultado do encontro em Brasília. A direção da Agência se encarregou de convocar a Rumo – empresa concessionaria da ferrovia no Estado – e o próprio governo estadual para execução de um plano de ação em benefício de Mato Grosso do Sul e do país.
Investimentos
Para recuperação e sustentabilidade da ferrovia na região, o estudo aponta que o aporte financeiro necessário será da ordem de R$ 1,9 bilhão. O recurso será destinado a obras de infraestrutura e superestrutura, adequação de pontes e passagens em nível, extensão e construção de pátios, e aumento de carga por eixo, além da compra de mais de 70 novas locomotivas e mais de 2 mil vagões.
De acordo com a Rumo ALL, os investimentos irão reduzir o custo variável da operação da ferrovia. Entretanto, para garantir a viabilidade do projeto ainda é necessária a concretização de algumas premissas como a realização de 100% do volume potencial em contratos de longo prazo (considerando uma tarifa competitiva, é necessário que o volume atinja 14,5 milhões de toneladas anuais), a redução do custo fixo, isenção de impostos, a definição de uma linha de financiamento adequada e a extensão do prazo de concessão para amortização dos investimentos.
Autores: Diana Gaúna e Ludyney Moura