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Governo de MS e União avançam para viabilizar investimentos da Ferrovia Transamericana

  • 12 jun 2019
  • Categorias:LOGÍSTICA
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Campo Grande (MS) – O governo do Estado segue com as tratativas necessárias junto ao governo federal para abrir o caminho e viabilizar os investimentos necessários à concretização da Ferrovia Transamericana – corredor ferroviário que irá ligar o Porto de Santos aos portos chilenos, passando por Mato Grosso Sul.

Em reunião realizada na noite de terça-feira (11) no Ministério da Infraestrutura, em Brasília, entre o ministro Tarcísio Gomes de Freitas, o governador Reinaldo Azambuja, o vice-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia e o secretário Jaime Verruck, da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) foi informado pelo governo federal que a inclusão do trecho da Malha Oeste, que liga Corumbá (MS) a Mairinque (SP), será incluído no PPI (Programa de Parcerias de Investimentos) assim que as negociações para a prorrogação da concessão da Malha Paulista forem concluídas.

“Nós saímos da reunião com o ministro com o compromisso de que a Malha Oeste, que é o trecho da ferrovia que passa por Mato Grosso do Sul, estará na PPI assim que a prorrogação da Malha Paulista for concluída. Esse é um projeto fundamental para o nosso Estado, pois vai nos proporcionar um ganho logístico importante e nos deixar mais competitivos”, comentou o governador Reinaldo Azambuja.

De acordo com o secretário Jaime Verruck, a Malha Oeste e, consequentemente, a Ferrovia Transamericana, “só se qualifica para o PPI após o término do processo relativo à Malha Paulista, pois ela criaria o acórdão necessário, que também nos beneficiaria. Importante destacar a conquista o apoio do governo de São Paulo nesse pleito, pois esses trechos ferroviários também são importantes para a economia paulista. O entendimento e parceria dos governadores Reinaldo e Doria está sendo fundamental nesse processo”.

O titular da Semagro destacou ainda a importância da prorrogação da concessão desses trechos ferroviários para garantir a integração com outras Malhas, como a Ferronorte, por exemplo. “A ampliação da concessão da Malha Paulista tem um papel fundamental para a Costa Leste do Estado. Ela é a ponta da Ferronorte e essa garantia de continuidade permitirá ampliar a capacidade de carga e a capacidade de investimento do eixo MS-MT”, destacou.

O encontro no Ministério também contou com a participação do senador Jean Prates, relator do PLS 261, que trata da modificação das concessões ferroviárias do Brasil. “É um projeto que cria um novo marco regulatório e pode ajudar na revitalização da Malha Oeste”, comentou Jaime Verruck. O senador afirmou que o “o projeto da Transamericana pode ser o modelo para PES 261”.

Corredor Bioceânico

Também na reunião no Ministério da Infraestrutura foi tratado das ações relativas à obra do acesso ao local da ponte que irá ligar a cidade de Porto Murtinho (MS) a Carmelo Peralta, no Paraguai. De acordo com o ministro Tarcísio Freitas, o Estudo de Viabilidade Técnica Econômica e Ambiental (EVTEA), que está sendo feito pelo Dnit, deverá ser concluído e revisado até o final deste mês de junho, sendo posteriormente entregue às autoridades paraguaias. “A conclusão do EVTEA é um avanço importante para o cronograma de execução das obras no local”, finalizou o secretário.

Participaram da reunião o diretor-executivo do Consórcio Transamericano, Daniel Rossi e o ministro João Carlos Parkinson de Castro, da Coordenação-Geral de Assuntos Econômicos Latino-Americanos e Caribenhos, do Ministério das Relações Exteriores.

Marcelo Armôa – Assessoria de Comunicação da Semagro

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