O governo do Estado iniciou nesta quarta-feira (2) a Semana do Meio Ambiente realizada pela Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) e o Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul). Neste ano, o evento também aborda os Desafios da administração pública frente as mudanças climáticas.
A abertura contou com a presença do governador Reinaldo Azambuja, o secretário Jaime Verruck da Semagro, o diretor-presidente do Imasul, André Borges, o presidente da Assembleia Legislativa Paulo Corrêa, o secretário de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira e a representante da WWF-Brasil, Flávia Szukala Araújo. O evento foi transmitido ao vivo no YouTube do Imasul e pode ser conferido aqui.
O secretário Jaime Verruck iniciou falado sobre o Contexto de Mato Grosso do Sul perante os acordos do Governo Federal junto à Cúpula do Clima. “Existe uma tendência de aquecimento e não podemos evitar, mas tomar medidas que mitiguem os impactos. O estado Carbono Neutro é uma meta do Governo e temos atuado em busca do desenvolvimento sustentável, com o equilíbrio econômico e ambiental em todos os âmbitos”.
O diretor-presidente do Imasul, André Borges destacou as ações ambientais realizadas e apresentou o projeto de Transformação Digital do Imasul, que vai digitalizar processos e modernizar os procedimentos. “Uma diretriz estadual de modernizar o sistema ambiental público que inclui Sistema de Licenciamento Ambiental Digital, Aplicativo de Fiscalização Ambiental e Módulo de Automonitoramento (SIGMA)”. Investimento que soma R$ 3 milhões.
Governador Reinaldo Azambuja destacou que com a Transformação Digital do Imasul, o Estado soma 74 serviços digitais implantados, uma revolução para o Governo e o cidadão, que passa a ter mais facilidade no acesso aos serviços públicos. Também chamou a atenção para as questões climáticas mundiais, e a necessidade de atitudes. “se não nós comprometermos em reduzir a emissão de gases de efeito estuda, cada dia mais temos problemas graves. Precisamos nos manter comprometidos com a sustentabilidade”.
Durante o evento, as autoridades presentes assinaram os seguintes documentos: decreto de criação do grupo de atendimento a acidentes ambientais; portaria instituindo o sistema de licenciamento ambiental digital; portaria instituindo o aplicativo de fiscalização ambiental; portaria instituindo o módulo de automonitoramento; edital do Funles (Fundo Estadual de Defesa e de Reparação de Interesses Difusos Lesados) e a autorização para a construção da sede do Imasul em Dourados.
Mês do Meio Ambiente
Além da programação desta quarta-feira, durante todo o mês de junho o Imasul e a Semagro realizam uma série atividades, principalmente lives e webinares como o Seminário Estadual das Águas e temas ligados ao Laboratório de Ictiologia, Resíduos Sólidos e Logística Reversa, Outorga de Uso de Recursos Hídricos, Manejo Integrado do Fogo e demais ações para prevenção e combate a incêndios florestais.
Confira abaixo a programação (sujeita a alterações)
7 de junho– Segunda-feira
8h as 17hs – 2º Seminário Estadual das Águas
Quem participa: Frente Parlamentar de Recursos Hídricos e Imasul.
Evento virtual transmitido pelo Canal da Assembleia Legislativa.
14h – Peixes do Pantanal – Prof. Fernando Carvalho (UFMS), com Ricardo Rech (Laboratório de Ictiologia do IMASUL) como mediador.
15h – Decoada: Mitos e Verdades – Heriberto Gimenes Júnior (Laboratório de Ictiologia do IMASUL), com Marina Mendonça (MPEG), como mediadora.
8 de junho – Terça-feira
8h – A importância da dinâmica reprodutiva em espécies reofílicas do Pantanal – Prof. Karina Tondato (UFMS), com Heriberto Gimenes Júnior (Laboratório de Ictiologia do IMASUL) como mediador.
9h – A utopia do repovoamento de peixes – Prof. André Luiz Julien Ferraz (UEMS), com Ricardo Rech (Laboratório de Ictiologia do IMASUL) como mediador.
9 de junho – Quarta-feira
8h – Mulheres na Ictiologia – Prof Priscila Camelier (UFBA), com Carla Kovalski (Laboratório de Ictiologia do IMASUL) como mediadora.
9h – Estudos sobre peixes do Pantanal – Dra Emiko Resende, com Heriberto Gimenes Júnior (Laboratório de Ictiologia do IMASUL) como mediador.
10 de junho – Quinta-feira
8h – A importância das plataformas digitais na divulgação científica (MZUSP) – Kleber Mathubara Leite (MZUSP), com Heriberto Gimenes Júnior (Laboratório de Ictiologia do IMASUL) como mediador.
9h – Consultoria ambiental e o monitoramento da ictiofauna – Biólogo Thiago Tesini Taveira, com Ricardo Rech (Laboratório de Ictiologia do IMASUL) como mediador.
11 de junho – Quinta-feira
8h- Bem-estar animal: o conceito aplicado para peixes ornamentais – Carla Kovalski (Laboratório de Ictiologia do IMASUL), com Júlia Medeiros (Oceanicaquarium) como mediadora.
9h- Desafios na nutrição de peixes ornamentais – Prof. Claucia Honorato (UEMS), com Frederico Vasconcelos (Laboratório de Ictiologia do IMASUL) como mediador.
14 de junho – Segunda-feira
9 as 11hs – Webinar: Outorga de direito do uso dos recursos hídricos.
Evento virtual transmitido pelo canal do Imasul no YouTube.
15 de junho – Terça-feira
9h – Reunião com prefeitos sobre gestão de resíduos sólidos e logística reversa.
Quem participa: Jaime Verruck, Luciano Loubet (MPMS), Fernando Bernardes (TCE/MS) e Thais Caramori.
Evento em plataforma online para os prefeitos e transmissão pelo YouTube do Imasul.
16 de junho– Quarta-feira
9 as 11hs – Webinar: Outorga de água subterrânea
Evento virtual transmitido pelo canal do Imasul no YouTube.
17 de junho – Quinta-feira
9hs – Apresentação de ações para prevenção e combate a incêndios florestais
• PEMIF
• Diagnóstico e fiscalização
• Ações já realizadas
• Equipamentos adquiridos