O diretor-presidente interino da Fundect e secretário-adjunto da Semagro, Ricardo Senna, afirmou nesta sexta-feira (20) que a Fundação de Pesquisa de Mato Grosso do Sul, e consequentemente a Secretaria Estadual de Saúde e Governo do Estado irão aderir à Chamada Emergencial da União Europeia “Desenvolvimento de terapêutica e diagnósticos para combater infecções por Coronavírus”. O objetivo da medida é identificar novos agentes terapêuticos e sistemas de diagnóstico precoces, eficazes e confiáveis relacionados ao novo Coronavírus (SAR-CoV-2).
A Chamada é uma iniciativa do conjunto de países da União Europeia, da Innovative Medicines Initiative e European Federation of Pharmaceutical Industries and Associations (EFPIA); e no Brasil está sendo coordenada pelo Confap (Conselho das Fundações Estaduais de Pesquisa). A Chamada tem um caráter emergencial e estará aberta para instituições de pesquisa e/ou pesquisadores brasileiros com co-financiamento.
Esta contrapartida ficará a cargo das Fundações Estaduais de Pesquisa. Em Mato Grosso do Sul as diretrizes locais para a participação dos pesquisadores deverão ser publicadas nos próximos dias, portanto é importante que pesquisadores desta área fiquem atentos para mais informações no site da Fundect e redes sociais da instituição.
Mais informações também podem ser obtidas no site do Confap https://confap.org.br/
Texto: Diogo Rondon – DRT 1131/MS
Arte: Adriano Boeno