Campo Grande (MS) – O Fórum Regional Permanente das Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso do Sul (Fórum MS – MPE) realizou na quinta-feira (10), no Sebrae, a sua primeira reunião com o objetivo de definir metas e ações para a gestão do Fórum, aproximar as instituições e fortalecer o diálogo com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico local e regional. A reunião foi presidida pelo secretário-adjunto da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Ricardo Senna.
Os membros do Fórum foram empossados no lançamento do Programa Estadual dos Pequenos Negócios (Propeq) no dia 24 de junho.
“O Fórum fortalece o diálogo entre o governo do Estado, os setores produtivos, federações, universidades e prefeituras. O Fórum promoverá a governança dos pequenos negócios, sendo o responsável por gerir e criar políticas públicas para o setor produtivo. É um importante instrumento para resgatar o poder econômico do setor produtivo e promover ações para a recuperação econômica dos municípios, promovendo o desenvolvimento local e regional. Queremos um olhar especial para o setor empresarial, fortalecendo o diálogo com todos os setores. A primeira ação do Fórum foi a posse dos membros. A segunda ação está sendo a participação na Rota do Desenvolvimento e a definição de ações, com o estudo e a revisão da legislação vigente” destacou Senna.
Durante a reunião foram definidas as coordenadorias dos Comitês Temáticos e anunciada a campanha “Compre dos Pequenos”, que está sendo realizada pelo Sebrae. “Queremos fazer um trabalho para que os municípios deem prioridade aos pequenos negócios, para promover o incentivo das micro e pequenas empresas. Os objetivos do Fórum, entre outros, são a criação de estrutura de apoio e governança, desburocratização e orientação, tratamento tributário fiscal, crédito e fomento, inovação, assistência técnica e tecnologia” disse Ricardo.
De acordo com artigo 3º do Regimento Interno, o Fórum Regional Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado de Mato Grosso do Sul será estruturado por Comitês Temáticos responsáveis pela articulação, desenvolvimento de estudos, elaboração de propostas e encaminhamento dos temas específicos, que deverão compor a agenda de trabalho e a formulação de políticas públicas.
Para o presidente da Associação Comercial e Industrial de Campo Grande, João Carlos Polidoro, o Fórum tem um importante papel nas ações para a promoção do desenvolvimento econômico. “A Associação Comercial e Industrial de Campo Grande vem contribuir com o Fórum no sentido de desburocratizar e fortalecer as compras governamentais” destacou Polidoro. A Associação possui 5.360 empresas de micro, pequenos, médios e grandes empresas, sendo que 98% dos associados são micro e pequenos negócios.
Para o vice-presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul, José Francisco Veloso, o Fórum propõe práticas para ampliação dos pequenos negócios com a geração de empregos. “São propostas ações práticas para ampliar os negócios, com a geração de empregos. A proposta é ampliar os pequenos negócios, gerando empregos e promovendo a economia. Temos visto que o governo do Estado tem valorizado os micro e pequenos negócios e realizado ações estratégicas para o desenvolvimento da economia do Estado” afirmou Veloso.
Jaqueline S. Costa, professora da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), membro do Fórum, destacou a função integradora do Fórum. “O Fórum é uma iniciativa salutar e proporciona o diálogo entre dos diversos setores da economia. Com a inovação e a tecnologia, a universidade fará a gestão e promoverá o acesso ao conhecimento, sustentando o desenvolvimento local e regional, expandindo e interagindo com o público externo” afirmou a pesquisadora da UFGD.
Lançado pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, em 24 de junho de 2015, o Propeq trata-se de uma ação organizada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semade), em consonância com as diretrizes da Gestão do Governo do Estado. Possui a finalidade de fomentar e desenvolvimento do micro e pequeno negócio no Estado de Mato Grosso do Sul.
São comitês temáticos: Comitê de Desburocratização e Desenoração – Racionalização legal; Comitê de Ampliação de Mercados – Compras Governamentais e Comércio Exterior; Comitê de Inovação e Crédito – Tecnologia, Inovação, Investimentos e Financiamentos; Comitê Rede de Disseminação, Informação e Comunicação e Comitê de Formação e Capacitação Empreendedora.