Além de nossa saúde, adubos químicos contribuem para o agravamento das alterações climáticas. Este setor pode representar até 10% das emissões globais de gases de efeito estufa.É o que diz um novo relatório da organização internacional GRAIN conservação, com sede em Barcelona. Este sector, par indústria agrícola chave, pode ser responsável por até 10% da emissão global de gases de efeito estufa, além de outros impactos (cursos de água, solo ..).GRAIN ressalta que a ação para quebrar a dependência da agricultura de fertilizantes químicos são minadas por lobistas da indústria de fertilizantes.
Estes produtos fazem as plantas crescem mais rápido do que seria normal, mas tem um risco grave para nós, porque eles são altamente tóxicos. Tanto é assim que nós recomendamos, antes de cada aplicação, usar luvas e uma máscara … pelo menos.
Nos campos, além disso, é comum ver agricultores vestindo uniformes de proteção, algo que deve fazer-nos perguntar se é realmente vale a pena colocar-nos em risco de ter uma planta, sim, vamos dar uma maior quantidade de frutas, mas … eles são saudáveis? Certamente não tanto quanto as cultivadas seguindo as “regras” da agricultura biológica.
O Relatório de grãos mostra que as empresas de fertilizantes têm influenciado decisivamente os principais processos de definição de políticas em matéria de agricultura e clima, querendo dar a impressão de que os fertilizantes químicos como a solução para as alterações climáticas. Além disso, esses setores têm enfraquecido agricultura apoio político sem produtos químicos. Sob a bandeira da “agricultura de clima inteligente” empresas de fertilizantes “aliados com outras empresas de alimentos e agronegócio para fazer lobby por programas de voluntariado (realizados por corporações) que promovem o uso de fertilizantes”, diz GRÃO. Entre estes estão o smart-clima programa de agricultura Wal-Mart ou o chamado New Vision parala Agricultura, do Fórum Econômico Mundial.
Os outros ” Exxons
De acordo com o relatório da GRAIN, estudos recentes mostram que a contribuição total de fertilizantes químicos para a mudança climática tenha subestimado drasticamente. Estes estudos sugerem que as emissões de óxido nitroso decorrentes da utilização de fertilizantes químicos são 3 a 5 vezes maior do que o relatado pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC).
Estes valores não têm em conta os aumentos globais do IPCC na produção de fertilizantes, o aumento do uso do gás de xisto como matéria-prima ou o impacto destrutivo de fertilizantes químicos em matéria orgânica, o reservatório de carbono mais importante do mundo, argumenta-se.
Existem soluções
“Podemos dizer que este ano o uso de fertilizantes químicos gerar mais emissões de gases do efeito estufa do que as emissões totais de todos os carros e caminhões que circulam nos Estados Unidos hoje”, diz Devlin Kuyek, pesquisador GRÃO. “A boa notícia é que há uma solução rápida para este problema: uma mudança, a nível global, a práticas agro-ecológicas, que podem ser alcançados sem produtos químicos, tais retornos.”
A pesquisa mostra que os agricultores podem acabar com o uso de fertilizantes químicos, sem reduzir os rendimentos através da adopção de práticas agroecológicas. Esta foi também a conclusão apoiada Porla Internacionaldel Avaliação do Conhecimento, o Cienciayla Tecnologíaen Desenvolvimento Agrícola (IAASTD), de 2008, um processo de três anos intergovernamental envolvendo mais de 400 cientistas e foi patrocinado pelo Banco Mundial e todas as agências ONU relevante.
“Nós podemos facilmente se livrar da nossa dependência de fertilizantes tóxicos em nossos sistemas de alimentação, quando removemos os grilhões que a indústria de fertilizantes colocou representantes e funcionários internacionais”, diz Hobbelink.
Em suma, para salvaguardar a nossa própria saúde, e nossas vidas, é altamente recomendável o uso de produtos ecológicos, tais como a curto, médio e longo prazo de produtos químicos são muito graves, porque eles vêm para penetrar frutas que comemos então. Entre outras coisas, eles podem ser: corrosivo, asfixia, carcinogénico e pode também causar a morte.
Embora seja verdade que dentro do recipiente de segurança, que normalmente é de 30 dias, você sempre pode haver algum traço especificado. A partir daqui Encorajo-vos a adquirir produtos orgânicos, e pode, desta forma, cuidar do meio ambiente e você.