Com foco na Agricultura Familiar, TecNova e Feira foram abertas nesta terça-feira
Com foco na Ciência, Tecnologia e Inovação na Agricultura Familiar, evento foi aberto oficialmente na manhã desta terça-feira
Delegado Federal do Desenvolvimento Agrário de Mato Grosso do Sul, Dorival Betini abriu ciclo de palestras da programação
Organização, estruturas e dimensionamento da aquisição de alimentos com recursos públicos pautou consultoria oferecida pelo Sebrae no evento
Nutricionista Marcia Lamberti destacou experiência bem sucedida de Nova Andradina na aquisição de alimentos da Agricultura Familiar para atender merenda escolar do município
Abertas nesta terça-feira (22), a TecNova (Feira de Tecnologia e Inovação) e Feiraf (Feira Regional de Agricultura Familiar) chegam a edição 2016, reunindo especialistas, empreendedores, acadêmicos, profissionais e autoridades da região Vale do Ivinhema. Realizada pela Prefeitura de Nova Andradina, através da Finova e das secretarias de Meio Ambiente Desenvolvimento Integrado e Planejamento e Controle, o foco dos eventos é a Ciência, Tecnologia e Inovação na Agricultura Familiar.
“Nova Andradina tem um trabalho precursor de legislação que hoje está sendo discutido em âmbito Estadual. E com esta proposta de constituir projetos produtivos e úteis à sociedade, já colhe dividendos para o município, para região e o Estado, através da Finova. Um projeto ímpar, que o IFMS integra em reconhecimento à importância desta ação empreendedora”, afirmou o reitor do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, Luiz Simão Staszczak durante a abertura do evento.
Na mesma linha, o secretário de Estado de Produção e Agricultura Familiar, Fernando Lamas, ressalta a transformação que a região de Nova Andradina sustenta ao instituir de forma pioneira, instrumentos de apoio à produção e à melhoria da produtividade do setor. “Com uma localização geográfica extremamente bem posicionada no contexto do Estado, Nova Andradina é referência em um modelo de cooperação que reúne instituições de ensino, cooperativas e toda a rede de assistência técnica. Ação que, tem alavancado o desenvolvimento da região”, destaca o secretário de Estado, ao fazer menção à primeira fundação de Inovação e Tecnologia de MS, a Finova.
“Convictos de que o esteio econômico de Mato Grosso do Sul é a Agricultura Familiar, Nova Andradina lidera um movimento em favor deste setor, ao incentivar a aquisição de produtos produzidos pelos agricultores familiares para atender a merenda escolar do município e hoje, ao sediar este evento focado na importância social e econômica deste segmento”, aponta Renato Pires, titular da Secretaria de Planejamento e Controle. “Estas ações pioneiras já refletem positivamente e por serem bem sucedidas, foram decisivas para a conquista do prêmio “Prefeito Empreendedor”, em que o prefeito Roberto Hashioka foi vencedor estadual e nacional”, complementa.
O ciclo de palestras do evento foi aberto pelo Delegado Federal do Desenvolvimento Agrário de Mato Grosso do Sul, Dorival Betini. Também pautou a programação das feiras, a palestra “A organização, estruturas e e dimensionamento da aquisição de alimentos com recursos públicos na Região Leste do MS”, proferida pela Consultora do Sebrae, Claudia Mattos Fernandes e o painel “Compras Governamentais de Alimentos e a Agricultura Familiar na Região Leste do MS”, que teve como moderadora: Nutricionista Márcia Lamberti, do setor de Nutrição da Secretaria Municipal de Educação de Nova Andradina.
A TecNova e Feiraf acontecem simultaneamente no Campus de Integração Tecnológica da Finova. Os eventos, com programação estendida até a próxima quinta-feira (24), abordam o financiamento da Agricultura Familiar, Compras Governamentais, Assistência Técnica, Tecnológica e Ambiental, além do papel das universidades na assistência à Agricultura Familiar. Também integra a programação do evento, a exposição de artesanato e alimentos da Agricultura Familiar. Gratuito, o evento é aberto a toda a comunidade escolar do município.
Os eventos foram prestigiados pelo diretor do Campus Nova Andradina do IFMS – Claudio Zarate Sanavria, a diretora do Campus da UFMS – Solange Fachin, o Diretor da Uniesp – Henrique Barros, o gerente da Unidade da UEMS Nova Andradina – Sonner Arfux Figueiredo, Dione Hashioka – primeira-dama e Assessora Especial do Governo do Estado, Dionízio Bezerra – Assessor Territorial da ATGS, Rodrigo Zanoni – Coordenador Municipal da Agraer, Sandro Poloni – Coordenador Regional da Agraer, o Secretário Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado – Marcio Costa, os vereadores Valter Yasunaka, Robertinho Pereira e Newton Luiz de Oliveira, além de acadêmicos do curso de Agronomia do IFMS, e alunos da Escola Municipal Efantina de Quadros.
Os eventos têm como parceiros, IFMS, UFMS, UEMS, Uniesp, a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário, a Secretaria de Estado de Produção e Agricultura Familiar, Sebrae-MS, Embrapa, Agraer e Ciarama Máquinas – Concessionária John Deere.
Elaine Paes, com Fotos deThiago Odeque/PMNA