e manuseio (Foto: Viviane Taguchi/Ed. Globo)
Tomates amarelos, verdes, pequenos, ideais para serem consumidos como petiscos, são algumas das novidades tecnológicas apresentadas na 8ª Fruit Attraction, feira do setor de frutas e hortaliças que começou nesta quarta-feira (5/10) em Madri, capital espanhola. O evento, voltado para a indústria, produtores e comercializadores de frutas e vegetais, é uma das maiores da Europa e reúne mais de 1200 expositores de 100 países diferentes.
A organização da 8ª Fruit Attraction criou um setor especial para apresentar ao público o que acabou de chegar no mercado. Estes produtos estão expostos em uma ala chamada Passarela Innova. “É um setor especialmente criado para mostrar as novidades tecnológicas e futuros lançamentos para o mercado”, explica Raúl Calleja, diretor da feira.
Há pelo menos dois tipos de tomates “diferentes”. Um deles é o Dulcemel, um fruto de cor verde clara, com o tamanho de uma cereja e sabor muito doce, e o outro, o Lemonade, também pequeno, mas de cor amarela e sabor ácido e doce. Ambos foram produzidos pela Syngenta na Espanha e foram comercializados pela primeira vez neste ano.A companhia suíça também está apresentando na Passarela Innova um brócoli chamado Multiflorado, também desenvolvido nas fazendas espanholas. Segundo a empresa, o produto tem um ciclo mais curto e seus talos, mais longos, facilitam a colheita e o manuseio.
Uma alface tipo snack também faz parte dos lançamentos. A empresa Ruk Zwaan Ibérica comercializou pela primeira vez, no ano passado, a verdura desenvolvida para ser consumida como um lanche. O nome dela é Snack Crunch. Detalhe: as folhas são crocantes e é possível colocar uma alface inteiro na boca, de tão pequenina que é.
consumido como petisco (Foto: Viviane Taguchi/Ed. Globo)
Seguindo a linha de petiscos, a Ruk Zwaan Ibérica lançou, em julho deste ano, o pepino Mycubies Fan. Em embalagens diferentes, próprias para os consumidores levarem o produto na bolsa, pequenos e coloridos pepinos podem ser consumidos como lanches. Os snacks têm gosto mais suave que o pepino convencional e uma textura macia.
Outra novidade bastante prática é o repolho que vira um rolinho. A espanhola Bejo Ibérica lançou no mercado mundial, há um mês, o Gunma, um repolho cujas folhas, após serem destacadas, se enrolam. Segundo o produtor, esse repolho levou anos para ser desenvolvido, através de pesquisas de melhoramento, tem um sabor suave e mais, as suas folhas têm quantidades mais elevadas de antioxidantes e nutrientes.
A Fruitt Attraction é uma das maiores feiras de frutas e hortaliças da Europa. Segundo Raúl Calleja, diretor do evento, neste ano são esperados 55 mil visitantes em três dias, e mais de 100 países participam das rodadas de negócios. O Brasil está participando por meio da parceria entre a Apex/Brasil e a Abrafrutas (Associação Brasileira dos Produtores de Frutas).
*A repórter viajou a convite da organização da Ifema/Fepex