Campo Grande (MS) – Começou na sexta-feira (9) e termina no domingo (11), a 14ª edição da Feira de Miniempresas, promovida pela Junior Achievement de Mato Grosso do Sul no Shopping Norte Sul Plaza. O evento conta com o apoio da Fiems, Sesi, Senai, IEL, Senac, Senar, Sebrae/MS e reúne 180 estudantes de 10 estabelecimentos de ensino do município.
Na cerimônia de abertura da Feira, o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck, foi representado pelo superintendente de Apoio aos Negócios Empresarias da Semade, Bruno Gouvêa Bastos. “Entre as metas que o governo do Estado estabeleceu nesta gestão está a diversificação da matriz econômica de Mato Grosso do Sul e acreditamos que uma das formas de realizar esse processo começa por aqui”, afirmou Bruno Bastos.
O presidente da Junior Achievement de Mato Grosso do Sul, Julião Gaúna, destacou que a Feira proporciona a estudantes experiência prática na organização de empresas com a ajuda de profissionais voluntários de empresas parceiras. “A Feira de Miniempresas busca disponibilizar um espaço para que os jovens possam vivenciar o mercado, apresentar estratégias de negócio e comercializar as próprias produções para o público em geral. Começamos com poucos estudantes e hoje já qualificamos 35 mil alunos por meio da miniempresa, que é o nosso carro-chefe”, afirmou Julião Gaúna. Segundo ele, a Junior Achievement e os parceiros têm contribuído para colocar os jovens no mercado de trabalho. “Temos muitos empresários que começaram com a gente e hoje já abriram o próprio negócio”, afirmou.
Para o superintendente do IEL, José Fernando Amaral, é extremamente produtivo fazer parte dessa iniciativa da Junior Achievement. “Acredito que a Feira de Miniempresas tem tudo a ver com que o IEL representa e o que buscamos, que é o desenvolvimento dos jovens”, avaliou. A Feira serve também para expor o trabalho produzido pelos estudantes e mostrar aos alunos que é possível, por meio do trabalho e do ensino profissionalizante, mudar de comportamento e alcançar o sucesso.
As 10 escolas participantes da Feira de Miniempresas estão distribuídas em grupos, que desenvolveram projetos que estão foram colocados à venda no Shopping Norte Sul Plaza. O evento termina no domingo (11).
Fotos: Maria Inês Amaral/Semade