A receita com exportações de carne bovina in natura e processada brasileira subiu 14% em janeiro, na comparação com o mesmo período do ano passado, para US$ 418,1 milhões, informou a Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo) na terça-feira (7).
Os dados foram compilados com base nas informações da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços.
Em volume, as exportações de carne bovina somaram 107,38 mil toneladas, alta de 10% em relação a janeiro de 2016.
Hong Kong liderou as compras de carne bovina brasileira em janeiro, com 22,9 mil toneladas, volume 4,2% menor que o comprado em janeiro do ano passado. Já as vendas para a China continental subiram 105%, para 18,2 mil toneladas.
“Para 2017, a Abrafrigo prevê um crescimento moderado ao redor de 10% nas exportações brasileiras de carne bovina in natura e processada, superando 1,5 milhão de toneladas, com a possível nova entrada de grandes clientes como Canadá, México, Taiwan, Coreia do Sul, Indonésia e Japão, muito em função da abertura das importações da carne bovina in natura pelos Estados Unidos, que costumam ser usados como referência por estes países”, informou a entidade em nota.
carnetec Por Anna Flávia Rochas