Campo Grande (MS) – A localização estratégica de Mato Grosso do Sul e o tratamento diferenciado oferecido pelo Governo do Estado à iniciativa privada têm atraído, cada vez mais, empresas e investimentos para o Estado. Na sexta-feira (7), durante a inauguração da fábrica de ração da Kelco em Selvíria, o presidente da indústria, Lars Reibel, falou do ambiente favorável para os negócios que o governador Reinaldo Azambuja implantou no Estado.
“Passamos por vários municípios e estados no processo de escolha do local para instalar a fábrica. Ficou claro, para nós, que Mato Grosso do Sul era o local correto. O Estado está no meio da produção de proteína animal e vegetal – nossa matéria prima. Além disso, nos receberam muito bem, com tratamento diferente e exemplar que não acontece em outros locais. Esse é o modelo de relação dos setores público e privado que o Brasil deve seguir”, afirmou o empresário.
De acordo com o governador Reinaldo Azambuja, Mato Grosso do Sul tem a melhor legislação para atração de empresas e investimentos no Brasil. “Estamos abrindo as portas do Estado e mostrando nossas potencialidades. Sempre convidamos empresários para investir aqui”, afirmou.
O secretário Jaime Verruck, da Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) destacou que o canal aberto pelo Governo com os investidores, bem como a modernização da legislação e o cumprimento de prazos nos processos de licenciamento ambiental e de obtenção de incentivos fiscais têm sido decisivo para a instalação de indústrias em Mato Grosso do Sul.
“Esse empreendimento celebra o sucesso da política de desenvolvimento e diversificação econômica implantada pelo Governo do Estado. Desde que assumiu a gestão, o governador tem se preocupado em criar uma relação mais próxima com empresariado. Aqui se estabeleceu uma relação muito direta, tanto dos secretários quanto do governador, para buscar esse desenvolvimento”, explicou.
O titular da Semagro reforçou que a inauguração da fábrica de alimentos industrializados para pets em Selvíria “nos mostra que nossa política de atração de investimentos tem dado certo e que Mato Grosso do Sul é competitivo. Essa indústria trabalha no nosso conceito de adensamento de cadeia produtiva. Ela essencialmente usa como matéria-prima aquilo que nós temos e produzimos no Estado, como a proteína animal, que é a carne e a proteína vegetal, que são os farelos. Ela agrega valor aos nossos produtos e promove a geração de empregos, pilares fundamentais para desenvolver e movimentar a nossa economia”.
Fábrica do segmento pet
Com R$ 45 milhões em investimentos, a Kelco, indústria do segmento pet care, construiu em Selvíria uma fábrica de produtos industrializados para alimentação de cães e gatos, inédita em Mato Grosso do Sul. A capacidade de produção da unidade chega a 150 toneladas/mês – com geração imediata de 120 empregos diretos, podendo alcançar a marca dos 200 empregos diretos com a ampliação das atividades.
Kelly Venturini, assessoria de Comunicação da Semagro, com informações de Bruno Chaves, da Subcom
Fotos: Kelly Venturini