As exportações brasileiras de carne bovina, incluindo produtos in natura e processados, caíram 18,8% em fevereiro, na comparação com o mesmo mês do ano passado, para 99,7 mil toneladas, afetadas pela redução das compras de países europeus, informou a Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo) na quarta-feira (8).
A China elevou as compras em 66%, o que não foi o suficiente para compensar a queda registrada nas vendas para outros países. Alemanha, Itália, Reino Unido, Holanda, Egito e Hong Kong reduziram significativamente as compras no mês passado, segundo a Abrafrigo.
Em receita, as exportações de carne bovina em fevereiro somaram US$ 395,3 milhões, queda de 16,9% ante o registrado em igual mês de 2016.
No primeiro bimestre, as exportações somaram 207,1 mil toneladas, 6% menores do que no mesmo período do ano passado. O faturamento somou US$ 813 milhões, redução de 4%.
Entre os 177 países com os quais o Brasil comercializa o produto, 65 reduziram suas compras nos primeiros meses deste ano. Do total exportado, 60% saiu do Porto de Santos.
Depois da queda registrada em fevereiro, a Abrafrigo espera uma recuperação dos embarques pelo menos aos níveis de 2016 para os próximos meses.
carnetec