A Ciência, Tecnologia e Inovação foram destaque no estande da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desnevolvimento, Ciência,Tecnologia e Inovação (Semadesc), no dia de ontem (20) no 2° Show Florestal, em Três Lagoas. Professores, pesquisadores da UEMS, UFMS, representantes do Sebrae, do IFMS e empresários que fazem parte do ecossistema de inovação Vale da Celulose foram recebidos pelo secretário-executivo de Ciência e Tecnologia, da Semadesc, Ricardo Senna.
O Vale da Celulose é um ecossistema de inovação focado no desenvolvimento e fomento de tecnologias e soluções para a cadeia produtiva da celulose em Três Lagoas, Mato Grosso do Sul. Ele reúne diversas instituições de ensino, empresas e órgãos públicos para impulsionar a inovação e o crescimento econômico da região.
Em pauta o fomento as ideias, incentivos a pesquisa e Inovação que são desenvolvidas na Costa Leste. Os participantes do ecossistema apresentaram as ações que estão sendo desenvolvidas durante este ano na região.
Senna destacou a importância do encontro. “É importante que os ecossistemas possam ajudar o desenvolvimento a partir dessas cadeias produtivas estratégicas, como é o caso das florestas. Este é um grupo que está muito bem aliado com a política de governo, de desenvolvimento que nós estamos estabelecendo. Eles têm uma clareza no seu planejamento e que pode funcionar, sem dúvida nenhuma, acelerar o desenvolvimento da região, a partir desse tripé da ciência, da tecnologia e da Inovação. Então, a Show florestal, que é uma das feiras mais importantes da área de florestas e de indústrias no Brasil, também é um ambiente para se inovar”, concluiu.
Rosana Siqueira, da Semadesc
Fotos – Mairinco de Pauda