Campo Grande (MS) – Em palestra organizada pela Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Produção e Agricultura Familiar (Semagro) e a Fiems, o CEO da empresa Ligo, Nelson Mamede, detalhou o funcionamento do sistema de trocas internacionais de bens e serviços, conhecido internacionalmente como “Countertrade”. A palestra foi realizada na tarde de segunda-feira (11) ), no Edifício Casa da Indústria e contou com a participação da Semagro, da Federação das Indústrias, instituições e profissionais ligados ao comércio exterior.
Em sua apresentação, Nelson Mamede ressaltou que o countertrade não é novo como atividade, já que a troca entre produtos existe desde os primeiros passados da humanidade. “Desde que a história do homem começou no planeta Terra já existia troca. Mas tivemos uma modificação no mundo e essa atividade foi um pouco esquecida, mas estamos retomando uma época muito propícia para a troca, para atuar de maneira produtiva e alavancar governo e empresas, aproveitando esse retorno”, detalhou.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, o objetivo do evento foi o de apresentar e discutir o countertrade como uma alternativa possível de ser explorada pelo comércio internacional de Mato Grosso do Sul. “A Semagro e a Fiems tem juntado esforços para trazer coisas novas para os nossos empresários. O Countertrade é o antigo escambo, com troca de mercadoria internacional. Esse éé um mercado que tem crescido muito e a partir daí o setor privado tem se organizado para desenvolver negócios”, comentou.
Na avaliação do diretor-corporativo da Fiems, Cláudio Jacinto Alves, o evento foi produtivo e ofereceu a oportunidade de discutir mais sobre a nova tendência de mercado. “Na verdade, a troca de bens e serviços existe desde o homem primitivo, mas esse método de ‘countertrade’ é ainda uma novidade, principalmente para Mato Grosso do Sul. Debater o assunto nos trouxe mais conhecimento para podermos identificar negócios para as nossas indústrias”, afirmou.
Para o superintendente do IEL, José Fernando Amaral, que é o responsável pelo CIN (Centro Internacional de Negócios) do Sistema Fiems, participar do evento trouxe ainda mais conhecimento. “Com isso, poderemos gerar mais negócios para as indústrias de Mato Grosso do Sul e o IEL, por meio do CIN, estará presente sempre em ações que irão agregar esforços. Mato Grosso do Sul é um Estado exportador, que precisa aprender mais e desenvolver mais o seu mercado e essa é uma excelente oportunidade”, destacou.
Participaram da apresentação o secretário adjunto da Semagro, Ricardo Senna, o superintendente de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo, Bruno Gouvêa e os coordenadores Daniel Frainer (Economia e Estatística), Fernanda Lopes (Apoio à Competitividade Empresarial) e Camila Tiemann (Cooperação Internacional e Comércio Exterior) da Secretaria.
Com informações da Fiems