A equipe do PROSOLO, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômica, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) realizou no dia 19, treinamento com técnicos da Agraer de Bodoquena, Jardim e Miranda. Na ocasião o professor Elói Panachuck e o engnheiro agrônomo Paulo Gimenes fizeram o treinamento de elaboração de projetos de conservação de solo e água aos técnicos Rafael Acosta Silva de de Jardim. Lidiane Vieira da Silva de Miranda, e Eduardo de Oliveira Barreto de Bodoquena.
A equipe está elaborando um projeto para um produtor do Assentamento Santa Lúcia de Bonito, inscrito no Programa de Pagamento de Serviços Ambientas – “PSA Rios Cênicos”, desenvolvido pela SEMADESC. Após esse treinamento os técnicos da Agraer estão preparados para realizar projetos de agricultores familiares que desejam fazer alguma movimentação de solo nas Bacias dos Rios Betione, Prata, Formoso e Salobra, conforme regulamenta a legislação pertinente.
O coordenador de Agricultura, Fernando Nascimento destacou que todas as atividades que exijam a movimentação de solo têm que solicitar autorização do IMASUL. “Deve ser apresentado um projeto de Manejo e Conservação de Solo e Água da área a ser trabalhada, seja para construir terraços agrícolas, terraplenagem, estradas, reservatórios de água pluviais, etc”, concluiu Nascimento.