O Governo do Estado entregou nesta segunda-feira (22), total de 28 motoniveladoras que vão beneficiar 44 municípios de Mato Grosso do Sul e 39 mil famílias da agricultura familiar, além de auxiliar no escoamento da safra recorde de soja. A entrega acontece com apoio da Semagro (Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) e a vinculada Agraer.
“Governar é construir parcerias e ações. Tomamos atitudes necessárias ao longo dos anos e hoje temos capacidade de fazer esses investimentos beneficiando a população”, emendou o gestor”, disse o governador Reinaldo Azambuja ao destacar a cooperação dos deputados federais e senadores no aparelhamento do setor produtivo. Anunciou ainda a aquisição de outros 1.196 maquinários e implementos agrícolas em benefício de pequenos produtores, assentados, comunidades indígenas e quilombolas.
Titular da Semagro, o secretário Jaime Verruck destacou que a entrega acontece no momento ideal para os municípios que precisam arrumar estradas para escoar a produção da safra recorde de soja. A previsão é de que Mato Grosso do Sul colha 11,591 milhões de toneladas de soja, o que representa aumento de 2,35% em relação à safra passada.
“Atualmente todos os prefeitos tem demandas para arrumar estradas, pois estamos colhendo uma super safra e precisamos ter condições para escoar essa produção. Nosso objetivo na Semagro é realizar ações que beneficiem as pessoas e fica aqui o agradecimento à equipe técnica da Agraer e ao empenho da bancada federal”, explica o secretário.
Quase 40 mil famílias de pequenos agricultores devem ser beneficiadas com as máquinas, de acordo com o diretor-presidente da Agraer, André Nogueira. “Do total, 23 máquinas foram adquiridas pela Agraer que atua estrategicamente para atender a agricultura familiar. O setor tem grande demanda pelo transporte e escoamento da produção, facilitando assim a comercialização. É um investimento que vem trazer um grande benefício aos agricultores e municípios”.
Com investimento aproximado de R$ 14 milhões, as motoniveladoras foram adquiridas com recursos próprios do Governo do Estado e por meio de emendas parlamentares, via Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), empenhadas pelos deputados federais licenciados Geraldo Resende e Tereza Cristina; do deputado federal Luiz Ovando; e do senador Nelson Trad Filho.
Além das prefeituras, também receberão as motoniveladoras a Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos), o Cointa (Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia do Rio Taquari) e o Cidema (Consórcio Intermunicipal para o desenvolvimento das Bacias dos Rios Miranda e Apa).
Distribuição
- 13 motoniveladoras irão para os municípios de Amambai, Batayporã, Caarapó, Chapadão do Sul, Coronel Sapucaia, Iguatemi, Itaporã, Jardim, Japorã, Maracaju, Naviraí, Rio Brilhante e Três Lagoas (compradas com emenda do então deputado federal Geraldo Resende);
- 5 motoniveladoras para a Agesul (adquiridas com emenda do senador Nelson Trad Filho);
- 5 motoniveladoras para a Agesul (obtidas recursos próprios do Governo do Estado);
- 1 motoniveladora atenderá o Cidema – composto pelas cidades de Anastácio, Antônio João, Aquidauana, Bela Vista, Bonito, Bodoquena, Camapuã, Caracol, Guia Lopes da Laguna, Nioaque, Maracaju, Miranda, Rio Negro, Rochedo, Ponta Porã, Porto Murtinho e Sidrolândia (ecomprada menda do senador Nelson Trad Filho);
- 1 motoniveladora será entregue para o Cointa – formado pelos municípios de Alcinópolis, Bandeirantes, Camapuã, Costa Rica, Coxim, Figueirão, Paraíso das Águas, Pedro Gomes, Rio Negro, Rio Verde, São Gabriel do Oeste e Sonora (adquirida com emenda do senador Nelson Trad Filho);
- 1 motoniveladora seguirá para Nioaque (obtida com emenda do senador Nelson Trad Filho);
- 1 motoniveladora vai para São Gabriel do Oeste (comprada com emenda do deputado federal Luiz Ovando);
- 1 motoniverladora será destinada para Ivinhema (adquirida com emenda da então deputada federal Tereza Cristina).
Texto: Priscilla Peres/Foto: Kelly Ventorim