Profissionais e estudantes de áreas relacionadas à comunicação e às ciências biológicas vão discutir expectativas dos setores em prol da popularização da ciência no País.
A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia e o Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB) promovem no dia 17 de novembro de 2015, de 8h30 às 17 horas, o 5º Encontro Mídia e Ciência. O objetivo é reunir profissionais de comunicação, cientistas e estudantes das áreas de jornalismo e ciências agrárias e biológicas para discutir o estágio da divulgação científica no Brasil e a importância para a popularização da ciência.
Para isso, a programação do Encontro vai mesclar palestras e mesas-redondas que ressaltem as experiências dos setores de mídia e ciência. Por um lado, serão apresentadas palestras e exposições de jornalistas especializados na cobertura científica, como o repórter de Ciência do jornal O Estado de Sâo Paulo, Herton Escobar; o editor da revista Scientific American Brasil, Maurício Tuffani; e a editora-chefe da Agência Brasil, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Lana Cristina, entre outros.
Por outro lado, cientistas da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, como Francisco Aragão, Dario Grattapaglia e Carlos Bloch vão apresentar casos de sucesso de divulgação científica no Brasil, como o do primeiro feijão geneticamente modificado do mundo, totalmente desenvolvido pela Embrapa, e o sequenciamento completo do genoma do eucalipto, entre outros, além de relatarem as suas expectativas em relação à cobertura científica pelos veículos de comunicação.
É ainda objetivo do 5º Encontro Mídia e Ciência debater temas de relevância científica no contexto atual, como a Biotecnologia, as novas mídias, a formação da opinião pública, entre outros, avaliando as expectativas dos públicos diante da introdução de novos produtos geneticamente modificados no mercado, como a soja Cultivance® recém lançada e o feijão transgênico, a ser lançado em 2016.
Segundo o chefe-geral da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, José Manuel Cabral, o evento será uma oportunidade para ampliar o relacionamento entre os segmentos de imprensa e ciência, reunindo as expectativas dos dois setores em relação a conteúdo, linguagem e áreas de interesse. “Além disso, será um espaço para intercambiar expectativas dos segmentos envolvidos na divulgação científica, de forma a construir um diálogo mais efetivo e sistemático, buscando contribuir para melhorar a informação para a sociedade”, completa.
A programação, informações e inscrições para o 5º Encontro Mídia e Ciência estão disponíveis no endereço: https://www.embrapa.br/recursos-geneticos-e-biotecnologia/midiaeciencia. As inscrições são gratuitas.
Serviço: O 5º Encontro Mídia e Ciência acontece no Auditório Assis Roberto De Bem da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Parque Estação Biológica, PqEB, final Av. W5 Norte, atrás da 2ª DP, Asa Norte, Brasília, DF), de 8h30 às 17 horas.
Mais informações e inscrições no endereço:
https://www.embrapa.br/en/recursos-geneticos-e-biotecnologia/midiaeciencia
Fernanda Diniz (DRT/DF 4685/89) Embrapa