Campo Grande (MS) – Empresários do setor têxtil de Mato Grosso do Sul se reuniram com técnicos da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) na terça-feira (21) para tirar dúvidas sobre a convalidação dos incentivos fiscais e a adesão ao Fadefe (Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Econômico e Fiscal do Estado).
Este foi o terceiro grupo de empresários atendidos pela Semagro, que tem feito reuniões setorizadas para esclarecer os pontos da convalidação com cada nicho econômico.
O setor têxtil emprega mais de 12 mil pessoas em cerca de 80 indústrias distribuídas em Campo Grande, Dourados, Paranaíba e Mundo Novo. De acordo com o sindicato do setor, 95% dos trabalhadores são mulheres acima de 30 anos.
O presidente do sindicato têxtil, José Francisco Veloso, explica que a intenção era de que todos os empresários aderissem ao Fadefe logo nas primeiras semanas, mas muitas dúvidas surgiram entre eles. “Entrei em contato com a Semagro através do secretário Jaime Verruck e fomos atendidos com essa reunião, que é ótima para nós”.
A palestra sobre o Fadefe foi ministrada pelo superintendente de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo da Semagro, Bruno Gouvêa Bastos, que explicou ponto a ponto das regras do programa e como deve ser feita a adesão.
A previsão inicial do Governo do Estado é que o Fadefe gere receita de R$ 360 milhões, nos 36 meses em que estará vigente, ou R$ 120 milhões por ano. A Fiems, por sua vez, calcula que, com as mudanças advindas da nova legislação, 10 mil novos postos de trabalho sejam abertos no Estado, levando em conta que 11 mil empreendimentos locais poderão ser beneficiados com o Fadefe.
Os empresários interessados em falar sobre a convalidação dos incentivos fiscais deve procurar o sindicato da categoria ou entrar em contato com a Semagro pelo telefone 3318-5045.