Campo Grande (MS) – Junto do Deputado Estadual Zé Teixeira, e do Presidente da Associação do Distrito de Santa Terezinha, Ademir Pereira de Freitas, proprietários de uma empresa familiar de polpa de frutas do Distrito, que fica próximo ao município de Itaporã, estiveram com o Secretário de Estado da Produção e Agricultura Familiar, Doutor Fernando Mendes Lamas e o Superintendente de Desenvolvimento Rural, Edwin Baur, para discutir demandas relativas ao setor.
Buscando uma parceria com o Estado para fomento da produção de frutas na região e ampliação do processamento diário da empresa, que hoje utiliza menos de 20% da capacidade do equipamento que dispõe, o empresário e produtor rural Cesar Janzeski, falou das dificuldades de encontrar produtos com escala, dada a ausência de mecanismos de incentivo a produção na região, das dificuldades que encontram para garantir o escoamento do que processa e das possibilidades de fornecer para os órgãos públicos estaduais.
Segundo Cesar, a empresa trabalha com seis variedades de sabor, mas a estrutura – que conseguiu construir nestes dez anos de trabalho – tem capacidade para processamento de até 27 tipos de frutas e o triplo do que mantem nos estoques, que hoje não ultrapassa oito toneladas.
Cesar conta que depois de esbarrar num projeto de irrigação que não teve prosseguimento na região, utilizando-se dos rendimentos de outra atividade, conseguiu continuar produzindo goiaba, manteve e até ampliou a estrutura de processamento e embalagem das polpas, mas a partir dai – importando maior parte da matéria prima – não pode aumentar a quantidade trabalhada diariamente.
Elizangela Janzeski, filha de Cesar e gerente da empresa, explicou que a falta de garantia de comercialização aliada à necessidade de importação de boa parte das frutas de Estados como São Paulo, Espirito Santo e até mesmo Rio Grande do Sul, limitam a variação de sabores e da quantidade produzida. “Mesmo já atendendo algumas escolas estaduais em Dourados e Itaporã, trabalhamos muito aquém de nossa capacidade”. Completa.
Para firmar uma parceria com o Estado e buscar meios de incentivar a produção de frutas e ainda garantir mercado é que, o Deputado Zé Teixeira – que conhece o trabalho do grupo de longa data e ainda as demandas daquela região – os levou até o Secretário com sugestões que vão desde a gestão junto às instituições financeiras para disponibilização de linhas de credito especiais até o encaminhamento da sugestão de inserção na alimentação fornecida a escolas e creches do Estado, garantindo assim a comercialização, que hoje também se apresenta como um dos gargalos para o crescimento da empresa.
Para o deputado, os benefícios justificam a parceria que pode gerar mais renda para os produtores e ampliar o número de vagas de emprego tanto na indústria quanto no campo. “Somos conhecedores do empenho do Estado, através desta Secretaria, em trabalhar ações voltadas ao agricultor familiar, buscando reduzir a importação de hortaliças e frutas de outros Estados, por isso acreditamos na sensibilidade deste Governo para a demanda que trazemos hoje e no sucesso que vão obter juntos.” Concluiu.
Depois de conhecer detalhes sobre a forma como trabalham, o Secretário Doutor Fernando, deixou clara sua disposição em auxiliar o grupo na busca pela solução das demandas, inicialmente discutindo com o Superintendente Edwin Baur e providenciando os contatos necessários com instituições financeiras e setores do Governo. “É prioridade, elencada pelo Governador Reinaldo, o incentivo a produção, principalmente do pequeno e médio [produtor] no Estado. Faremos tudo que estiver ao nosso alcance para ajudar quem quer crescer e gerar emprego e renda no nosso Estado”. Finalizou.
Kelly Ventorim, Sepaf