A edição tem na linha de frente os pesquisadores Giovani Olegário, do Escritório Local da Embrapa Produtos e Mercado, em Canoinhas (SC), e Carlos Alberto Lopes, da Unidade Hortaliças, que respondem como primeiro e segundo autores, respectivamente. A ideia, segundo Olegário, é repassar informações técnicas sobre a batata de maneira simples e objetiva e direcionadas a todos os segmentos envolvidos com a cultura.
De acordo com o pesquisador, na escolha e na abordagem dos temas foi considerada a sua importância para a cadeia produtiva da batata, e cada assunto mereceu a explanação de mais de um especialista, em meio a diferentes áreas de interesse, "tendo em vista a abrangência nacional das informações". "São apresentadas, por exemplo, referências sobre a importância econômica da cultura, sua composição nutricional, escolha da área de plantio e técnicas de preparo do solo, manejo da correção e da adubação, apresentadas e comparadas as principais cultivares nacionais, principais pragas e doenças e métodos de controle, tecnologias ligadas à colheita e à classificação e à industrialização do produto final".
A publicação encontra-se disponível para acesso on-line, mas o site traz a opção de o conteúdo ser reproduzido via impressão, "possibilitando o acesso grátis e instantâneo e também com a vantagem de poder ser impresso por aqueles que preferem ler nesse formato".
REUNIÃO
Nona colocada no ranking nacional dos maiores produtores de batata, a cidade de Guarapuava, no Paraná, foi a sede da 14ª edição da Reunião de Desenvolvimento de Novas Cultivares de Batata, realizada no dia 13 de novembro último.
Cerca de 60 participantes – produtores da região, representantes de empresas agrícolas e pesquisadores – reuniram-se no Campus Cedeteg da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) discutiram a situação e as demandas de cultivares existentes no Brasil, assim como os avanços conquistados no desenvolvimento de novas cultivares.
Anelise Macedo (MTB 2749/DF)
Embrapa Hortaliças
hortalicas.imprensa@embrapa.br
Telefone: (61) 3385-9109
Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/
Publicado por: